SóProvas


ID
4895818
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Santa Fé do Sul - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia.

Movimento messiânico ocorreu na fronteira entre o Paraná e Santa Catarina. Nessa região era muito grande o número de sertanejos sem-terra e famintos que viviam sob dura exploração dos fazendeiros e duas empresas norte-americanas que ali atuavam.

(Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/historia/. Acesso em janeiro de 2018)

As características descritas no excerto acima se referem ao seguinte conflito do período da República Velha:

Alternativas
Comentários
  • A Guerra do Contestado foi um conflito armado que envolveu posseiros e pequenos proprietários de terras, de um lado, e representantes dos poderes estadual e federal brasileiro, de outro, entre outubro de 1912 e agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira, disputada pelos estados do Paraná e de SC..

  • » Acontece na região do Contestado, entre PR e SC;

    » Líder JOSÉ MARIA;

  • GABARITO LETRA B - GUERRA DO CONTESTADO - (1912 - 1916)

    Na divisa entre Paraná e Santa Catarina, terra que era contestada pelos dois Estados, líderes messiânicos organizaram vilas santas. O beato José Maria organizou o povoado de Taquaraçu, que reunia sertanejos pobres, desempregados da estrada de ferro Brasil Railway e posseiros num grupo que segundo eles viviam de acordo com a lei de Deus. No contexto estava sendo construída uma estrada de ferro entre SP e RS e para a construção da estrada de ferro, milhares de camponeses perderam suas terras. Outro motivo foi a compra de uma grande área da região por um grupo ligado à empresa (Brasil Railway).

    Presidente na época: Hermes da Fonseca (O cara estava na presidência em algumas revoltas importantes, kkkk)

  • - CANUDOS - BAHIA

    - CONTESTADO - NA FRONTEIRA ENTRE O PARANÁ E SANTA CATARINA

    - 1824 - SÃO PAULO (REVOLTA PAULISTA)

    - VACINA - RIO DE JANEIRO