- ID
- 4898500
- Banca
- MS CONCURSOS
- Órgão
- GHC-RS
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
Os traumatismos dentoalveolares (TDA) são as mais comuns das lesões bucomaxilofaciais. Praticamente todos os profissionais clínicos, generalistas e especialistas, conhecem pacientes com tal problema, seja na fase de emergência, seja mais tarde, em consequência do traumatismo. O prognóstico para alguns TDA depende muito de correto tratamento de emergência precoce no local do acidente e na clínica imediatamente após o ocorrido. A anamnese é importante no que se refere a quando, onde e como a lesão ocorreu, bem como no que diz respeito à saúde geral do paciente e possíveis medicações. É importante estar alerta a outras lesões e sintomas indicativos de lesões mais graves. É também valioso perguntar o que foi feito antes de o paciente chegar à clínica, além de qualquer tratamento realizado em outro local, e como foram guardados os dentes avulsionados.
Analise as afirmações seguintes com relação ao exame clínico de TDA:
I. O exame das coroas dos dentes deve ser realizado a fim de se detectar a existência e a extensão de fraturas e exposições pulpares. Deve-se esperar por fraturas coronárias e radiculares nas regiões molar e pré-molar quando houve traumatismo indireto, como um golpe no mento.
II. A superfície de fratura deve ser cuidadosamente examinada para se determinar a extensão da fratura em dentina e as exposições pulpares.
III. Quando a polpa está exposta, o tamanho e a localização devem ser registrados. Em alguns casos, a camada de dentina pode ser tão fina que o contorno da polpa pode ser visto através da parede de dentina. O profissional deve tomar cuidado para não perfurar a fina camada dentinária durante o exame.
Está correto o que se afirma em: