SóProvas


ID
4900369
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Roteiro - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dadas as afirmativas, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo,

I. O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.

II. O psicólogo deve garantir que ocorram os atendimentos urgentes, mesmo em períodos de greve ou paralização.

III. Um atendimento não eventual de uma criança, de um adolescente ou de um interdito por um psicólogo somente pode ser realizado mediante autorização de, ao menos, um responsável.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de saber porque o item lll está incorreto

  • o item III n está errado!!! alg explica?

  • O item III não está incorreto.

    Art. 8º – Para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente.

  • O Item III está incorreto porque em casos de não se apresentar um responsável legal o atendimento deverá ser realizado e posteriormente comunicado às autoridades competentes. (Art 8º, 1)

    O erro está no uso da palavra "somente".

  • A III está correta, sim!

    De acordo como o código, "no caso de não se apresentar um responsável legal, o atendimento deverá ser efetuado e comunicado às autoridades competentes".

  • Vamos lá! A questão aqui é muito mais de semântica do que de qualquer outra ordem. Quando a redação da assertiva traz que o atendimento pode ser realizado "somente" mediante autorização de, ao menos, um responsável, esse termo restringe o atendimento à essa condição, o que, semanticamente, significa que não há hipóteses em que o atendimento pode ser efetuado. Contudo, o próprio CEPP prevê essa possibilidade:

    Art. 8º,§1º - No caso de não se apresentar um responsável legal, o atendimento deverá ser efetuado e comunicado às autoridades competentes;

    Ou seja, a ideia é a de que, em regra, para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis. Contudo, a própria legislação prevê uma exceção quando não se apresentar um responsável legal, devendo o atendimento ser efetuado e comunicado às autoridades competentes.

    Gabarito: C