-
Gabarito: C
Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.
Fonte: https://cartilha.cert.br/malware/
-
Gabarito: Letra C
PROPAGAÇÃO do WORM
↳ Assim que ele contamina um computador, o programa malicioso cria cópias de si mesmo em diferentes locais do sistema e se espalha para outras máquinas, seja por meio de Internet, mensagens, conexões locais, dispositivos USB ou arquivos.
- Detalhe: se propaga por meio de programas de chat (Face, Whats, Insta...)
- Por isso, também é chamado de VERME!!!
'
Vírus x Worm
♪ ♫ ♩ ♫
...o WORM é um verme autorreplicante,
nem carece de hospedeiro e ataca num instante;
já o VÍRUS apresenta uma função basilar,
necessita de hospedeiro pra poder se propagar... ♪ ♫ ♩ ♫
[...]
_______
Bons Estudos!
-
Vírus → Precisa de um Hospedeiro
se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro.
Worm → Não precisa de um Hospedeiro
Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
Cartilha de segurança.
-
A questão aborda conhecimentos acerca dos tipos de malwares e suas funções, mais especificamente quanto ao malware responsável por se propagar automaticamente pela rede, autorreplicar-se e afetar o desempenho da máquina do usuário.
A) Incorreta – O Keylogger é um tipo de spyware que tem como função capturar as teclas digitadas do usuário para que o criminoso virtual possa obter acesso a informações confidenciais da vítima, como, por exemplo, senhas.
B) Incorreta – O malware “Spyware” é o malware responsável por espiar o usuário, através das teclas pressionadas e pelo monitoramento da tela do usuário, para conseguir acesso a senhas do usuário, aos hábitos de navegação, a informações confidenciais etc.
C) Correta – O malware “Worms” tem como função se autoenviar e se autorreplicar sem a necessidade, ao contrário do vírus, da interação do usuário, prejudicando o desempenho da máquina.
D) Incorreta – O malware “Cavalo de Troia” se passa por um software legítimo para enganar o usuário, bem como o software de antivírus, e conseguir acesso à máquina para executar os códigos maliciosos.
E) Incorreta – O vírus é um código malicioso, que, após ser executado, começa a se autorreplicar, prejudicando o desempenho da máquina.
Gabarito – Alternativa C.