SóProvas


ID
4902235
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Texto para responder a questão.


João, a esposa e os filhos foram abordados na porta de casa, por três indivíduos armados, e foram obrigados a entrar na residência, onde foram amarrados com materiais encontrados no local. Durante o tempo em que permaneceram no local, os criminosos acessaram todos os cômodos. Na cozinha, comeram e beberam e, nos quartos e nas salas, vasculharam os móveis, subtraindo diversos objetos (joias, eletrodomésticos, computadores). Os objetos foram colocados no veículo da família, que foi utilizado para os criminosos se evadirem do local. Entretanto, a 200 metros da casa, o veículo — que dispunha de sistema bloqueador — parou e foi abandonado pelos ocupantes.  

Assinale a alternativa que descreve vestígios produzidos durante a ação do crime e que corroboram o relato apresentado.

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá:

    (A) Marcas de compressão e avarias nas portas da residência... ERRADO. Pois a família foi abordada na porta da residência, o que presume que os próprios moradores abriram a porta.

    (B) Presença de fios e tiras de tecidos com nós e laçadas, móveis com portas abertas, desalinho de objetos e pratos e copos usados. CORRETO. O sublinhado (respectivo ao texto) informa o que realmente aconteceu (a família foi amarrada).

    (D) ...ligação direta do veículo. ERRADO. Como sabemos a família foi abordada na porta da residência e os criminosos possuiam a chave do veículo. Tanto que o veículo parou por causa do sistema de segurança.

    (E) Manchas de sangue (o texto não relata agressão com derramamento de sangue, exceto ter amarrado os moradores)...vidro quebrado no veículo. (o veículo foi aberto sem o uso da força e, além disso, o texto não fala de vidros quebrados). ERRADO.

    OBS: Mesmo não tendo o conhecimento, não se desesperre, analise letra por letra e tente descobrir os erros por eliminação.

  • Presença de fios e tiras de tecidos com nós e laçadas, móveis com portas abertas, desalinho de objetos e pratos e copos usados.

    Letra B.

  • (A) Marcas de compressão e avarias nas portas da residência, arrombamento na porta do carro. ERRADO. Pois a família foi abordada na porta da residência, o que presume que os próprios moradores abriram a porta. E se eles estavam dentro da casa com os ocupantes, presume-se que pegaram também a chave do carro. Não iam perder tempo arrombando sendo que era só exigir que a vitíma a entregasse.

    (B) Presença de fios e tiras de tecidos com nós e laçadas, móveis com portas abertas, desalinho de objetos e pratos e copos usados. CORRETO. Apesar de estranho essa presença de fios e tiras, eles falam que os criminosos amarraram as vítimas com materiais encontrados no local.

    (C) Marcas de arrombamento da porta de entrada, móveis abertos, desalinho de objetos e marcas de arrasto de objetos. O erro da questão está em falar sobre arrombamento, sendo que as vítimas foram abordadas na porta de casa. Ou seja, não precisou arrombar. Os criminosos renderam as vítimas e entraram.

    (D) ...ligação direta do veículo. ERRADO. Não há motivo de fazer ligação direta sendo que poderiam simplesmente pegar a chave do veículo. A ligação direta, além da avaria ao veículo, custa tempo aos criminosos, que prezam por uma ação rápida e funcional.

    (E) Manchas de sangue e vidro quebrado no veículo. Forçou a barra total essa alternativa! Em nenhum momento o enunciado fala em agressão de modo a causar ferimento com sangue ou em vidro quebrado no veículo, sendo que não faz o menor sentido em danificar o veículo, conforme já comentado. ERRADÍSSIMA essa.

    Portanto, Letra B é a alternativa Correta!