SóProvas


ID
4902349
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca das lesões corporais contusas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gaba: E

    Saiba diferenciar as Lesões Contusas Fechadas das Abertas

    Fechadas: são lesões em que a pele da região atigida mantém-se íntegra, porque a força do golpe não foi capaz de vencer a elasticidade. Entretanto, os tecidos abaixo da pele são menos elásticos, sendo então lesados. Exemplos:

    Rubefação

    Tumefação

    Equimose

    Hematoma

    Bossa

    Entorse

    Luxação

    Fratura

    Rupturas viscerais

    Abertas: ocorrem quando a resistência da pele é vencida pelo agente contundente, gerando solução de continuidade (rasgando) dos tecidos. Exemplos:

    Escoriação

    Ferida Contusa (gabarito da questão)

    Esmagamento

    Síndrome explosiva (blast injury)

    Encravamento

    Empalamento.

    (Fonte: Neusa Bittar. Medicina Legal e Noções de Criminalística.5ªed. Ed. JusPodivm, 2016)

    Bons estudos!!

  • Alternativa B: o erro da assertiva é apontar o aparecimento de equimose como sendo logo após trauma, porém, conforme o professor FRANÇA em alguns casos a equimose pode NÃO aparecer de forma IMEDIATA.

  • Questãozinha envenenada. Na E só estaria correto se tivesse especificado "aberta".

  • Nem sempre ocorre a rotura completa da pele

  • Algumas questões me causam confusão, como por exemplo:

    A alternativa B está errada pq nem sempre a equimose é imediata.

    A alternativa E afirma que a lesão provocada por um instrumento contundente provoca a ruptura total da pele, com exposição do subcutâneo.

    Como um instrumento pode provocar ruptura da pele (sempre, segundo a acertiva) mas não provoca equimose imediata?

    A ruptura da pele, ao meu ver, é provocada por instrumento cortocontundente ou em lesões contusas ABERTAS, o que não foi especificado.

  • gab e????

    Equimoses

    Trata-se de lesões que traduzem por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. Podem surgir nas massas musculares, nas vísceras e no periósteo.

    Quando se apresenta na forma de pequenos grãos, recebe o nome de sugilação, quando na forma de estrias, víbice. E petéquias, pequenas equimoses, quase sempre agrupadas e caracterizando um pontilhado hemorrágico. Equinoma são equimoses de grande proporção.

    As equimoses nem sempre surgem de imediato ou nos locais de traumatismo.

    As vezes as equimoses imprime a marca do objeto que deu origem (equimoses figuradas). Fivelas de cinto, saltos, estrias de pneus de automóveis (estrias pneumáticas de Simonin) e trança de corda são exemplos. Quando a equimose por objeto cilíndricos como bengala, bastões, cassetetes, deixa em vez de uma marca, duas equimoses longas e paralelas, conhecida por víbice.

    Quanto a tonalidade de inicio é sempre avermelhada no 1º dia, ao passar do tempo apresenta avermelhada escura, violácea no 2º e 3 º dia, azulada do 4 º ao 6º, esverdeada do 7º ao 10º, e finalmente amarelada por volta do 12º, desaparecendo em média de 15 e 20 dias. Essa mudança de tonalidade tem o nome de “espectro equimótico de Legrand Du Saulle”. A tonalidade varia de acordo com a quantidade e profundidade do sangue extravasado, com a elasticidade do tecido etc. por isso esse valor cronológico é relativo.

    A equimose da conjuntiva ocular não sofre essa sucessão de tonalidades. No morto a equimose mantém seu colorido até surgirem os fenômenos putrefativos que lhe modificam as peculiaridades.

    As equimoses profundas mais habituais são as petéquias pequeninas e arredondadas, vistas por transparências através das serosas das vísceras ou de certas regiões, como as equimoses subpleurais e subpericardias (sinal de Tardieu).

    Hematoma

    O maior extravasamento de sangue de um vaso bastante calibroso e a sua não difusão nas malhas dos tecidos moles dão, em consequência, um hematoma. O hematoma em geral faz relevo na pele, tem delimitação mais ou menos nítida e é de absorção mais ou menos demorada que a equimose. Pode também ser profundo e encontrado nas cavidades ou dentro dos órgãos, e por isso chamado de hematoma intraparenquimatoso (intra-hepático, intra-renal ou intracebral).

  • Qual o erro da letra D?

  • Tem que ser anulado
  • Questão muito confusa.

  • Segundo Genival Veloso de França:

    Ferida contusa: trata-se de lesões abertas cuja ação contundente foi capaz de vencer a resistência e a elasticidade dos planos moles. São produzidas por compressão, pressão, percussão, arrastamento, explosão e tração.

    Como as feridas contusas são produzidas por meios ou instrumentos de superfície e não de gume, mais ou menos afiados, apresentam elas as seguintes características:

    • forma estrelada, sinuosa ou retilínea
    • bordas irregulares, escoriadas e equimosadas;
    • fundo irregular;
    • vertentes irregulares;
    • pontes de tecido íntegro ligando as vertentes;
    • retração das bordas da ferida;
    • pouco sangrantes;
    • integridade de vasos, nervos e tendões no fundo da lesão;
    • ângulo tendendo à obtusidade.

    Obs: errei a questão e encontrei no livro essa definição.

  • Já entendi pq a "E" está correta, mas não consegui ainda entender o erro da "B". A exceção não altera a regra. Não foi utilizado nenhum termo como "sempre".

  • BIG BEN DELEGADO, não necessariamente a equimose aparecerá logo após o trauma. Existem as equimoses tardias, por exemplo, as oriundas de contusões cranioencefálicas, que se mostram presentes posteriormente nas pálpebras, subconjuntivas etc.  

  • Gabarito E.

    A. ERRADO. Edema seria um tipo de inchaço, provocado pelo acúmulo anormal de líquido.

    B. ERRADO. A equimose nem sempre aparece de imediato, já que pode ser tardia.

    C. ERRADO. Hematoma é a coleção de sangue em cavidade neoformada. Há extravasaemto de sangue, mas não há difusão nos tecidos, característica da equimose em que o sangue está infiltrado, espalhado nas malhas dos tecidos.

    D. ERRADO. Não necessariamente serão produzidas somente por instrumentos sólidos, por exemplo a água e o ar podem, a depender da força, pressão, causar lesões contusas.

    E. CORRETO. O detalhe está na palavra FERIDA, que remete a uma lesão contusa aberta, capaz de vencer a resistência e elasticidade dos tecidos, consequentemente rompendo a pele e expondo o tecido.

    Fonte: Medicina Legal coleção sinopses para concursos, Prof Wilson Luiz Palermo Ferreira, 5ª edição, editora Juspodivm, 2020.

  • Alguém sabe por que a letra A está errada?

  • Essa questão me pegou.

  • Oi???

    Uma ferida contusa é a lesão produzida por instrumento contundente com rotura completa da pele, com exposição do subcutâneo. (isso é quando se refere a uma lesão do tipo ABERTA!) existem váriasss lesões contusas sem exposição do subcut, questão podreeee