-
Gabarito: E
-
Gente, então, ao realizar essa questão eu tive bastante dificuldade para localizar as justificativas das afirmativas, vou fazer um breve comentário sobre o que eu achei, espero que ajude.
O gabarito traz como alternativa correta a letra E, no entanto, eu fiz várias buscas sobre métodos de comparação das marcas de instrumentos e não achei nada, então se alguém souber, por favor me explique.
Quantas as demais alternativas, os erros foram nos termos, mostrando como devemos ter atenção ao realizarmos as questões.
A) O erro está em afirmar que as marcas de compressão são formadas por uma impressão positiva da parte da ferramenta que atinge a superfície, essa pressão é negativa.
B) Essa alternativa está errada ao afirmar que as marcas de raspão ou de fricção são caracterizadas pela existência de linhas relativamente perpendiculares, pois as linhas são paralelas.
C) Nessa alternativa eu acredito que o erro esteja em afirmar "em um único ponto", pois encontrei a definição para as marcas de repetição tal qual está na questão, com exceção dessa ressalva de ser em um único ponto.
D) O erro dessa alternativa eu acredito que seja caracterizar o facão como um instrumento perfucortante. Isso porque, a depender da ação exercida com o facão, ele pode ser um instrumento cortante (agindo sobre pressão e deslizamento, produzindo lesão incisa), perfucortante (provocadas por instrumentos de ponta e gume que atuam pela perfuração e cortam pelas suas bordas afiadas os planos atingidos, produzindo lesões perfuroincisas). Não excluindo a possibilidade de ser usado como instrumento contundente, produzindo lesões contusas, quando, por exemplo, é usado o cabo do facão para dar um golpe na vítima. Enfim, acredito que o erro seja trazer uma única classificação.
Espero ter auxiliado, desejo bons estudos!
-
Sobre a D:
O facão é um instrumento cortocontundente: gume (lâmina) + ação por pressão.
-
Quando as modos de ação se associam, a lesão passa a ser chamada de mista:
1. Perfurocortante (faca, canivete, espada, punhal, estilete, peixeira);
2 Cortocontundente (machado, guilhotina, enxada, facão, foice, dentes);
3 Perfurocontundente (projétil de arma de fogo, ponta de grade de ferro, ponteira de guarda-chuva);
4 Lácerocondundente (acidentes com trem ou automóvel)
O erro da alternativa D é descrever o machado como um instrumento perfurucortante.
-
Atenção para não confundir!
- Perfuro-cortante : pressão + deslizamento = perfuro- incisa Ex: Faca, Bisturi
- Corto-Contundente: pressão + esmagamento = corto- contusa Ex dente, machado, FACÃO, foice.
Fonte: Material Estratégia
-
Transparências referida na alternativa E, é como se fosse uma folha em plástico transparente, onde nesse plastico esta grafado formas de diferentes ferramentas, que ao ser colocado por cima do ferimento, se confronta com a marca deixada pelo instrumento.
Imagine que o ferimento foi causado por um martelo, nessa transparência tem a silhueta de um martelo parecido, ao colocar a transparência sobre o ferimento as marcas irão ser parecidas.
Espero ter ajudado.
-
Se tiver gume afiado e muita massa, tende a ser corto-contundente, como é o caso do facão e do machado.
-
fiquei com dúvida quanto ao gabarito, pois a ferida contusa apresenta como uma de suas características pontes de tecido íntegro no final da lesão, e a alternativa fala em rompimento total da pele
-
Lesões produzidas por ação cortocontundente: São ferimentos produzidos por instrumentos que, mesmo sendo portadores de gume, são influenciados pela ação contundente, quer pelo seu próprio peso, quer pela força ativa de quem os maneja. Sua ação tanto se faz pelo deslizamento, pela percussão, como pela pressão. São exemplos desse tipo de instrumento: a foice, o facão, o machado, a enxada, a guilhotina, a serra elétrica, as rodas de um trem, a tesoura, as unhas e os dentes.
Fonte: Genival Veloso França
-
O que define o tipo de ferida é a forma com que foi usado o intrumento, o facão se usado de forma de introduzilo na pessoa pode sim gerar uma lesão perfurocortante, assim como faca, canivete. Assim como uma arma de fogo pode gerar uma lesão contudente se o agressor acertar uma coronhada na vítima. Ao meu ver questão passivel de anulação.
-
Há doutrinas que classificam o fação de selva como PERFUROCORTOCONTUNDENTE, ao lado da cimitarra e da catana. O enquadramento do agente supracitado como PERFUROCORTANTE foi o equívoco.
-
QConcursos dispensou os professores e agora usa os comentários dos alunos sem pagar nada. Espero que ao menos verifiquem os comentários.
-
alternativa B fala de um tal de Formão , que diacho é isso .