-
Todavia, não há definição clara de qual comprimento do cano caracteriza cada tipo de arma, sendo possível que um equipamento com dimensões idênticas possa ser nominado como fuzil por um fabricante e como carabina por outro.
Letra E.
-
Por essa nem o futuro esperava...
-
A) Uma arma de fogo, por mais rudimentar que seja, necessita, pelo menos, de cano, projétil e carga de projeção.
B) As armas de fogo atuais (revólveres, pistolas, fuzis etc.), produzidas industrialmente, podem ser classificadas, na respectiva maioria, como de retrocarga manual.
C) Os critérios de classificação de armas de fogo não são mutuamente excludentes.
D) Uma espingarda pode ser corretamente classificada como uma arma longa e de alma lisa.
E) O critério distintivo entre fuzil e carabina é o comprimento do cano, sendo que esta possui dimensões diminutas quando comparadas com aquele. Todavia, não há definição clara de qual comprimento do cano caracteriza cada tipo de arma, sendo possível que um equipamento com dimensões idênticas possa ser nominado como fuzil por um fabricante e como carabina por outro.
-
Em verdade, esta assertiva é equivocada. Isso por que, a moderna doutrina distingue carabina de fuzil, não mais pelo comprimento do cano, mas se é automático ou não. Assim, fuzil é aquele que possui tecla seletora para função automática - rajada-, carabina possui apenas sistema semi-automático.
-
Espingarda é arma de alma LISA.
-
Na verdade existe sim uma definição de comprimento que caracteriza cada uma das armas. O comprimento do cano dos rifles é superior a 22½’’ ou 20’’, ou seja, 57,15cm ou 50,8cm, dependendo do país. E é considerado carabina quando o comprimento for inferior a 22½, ou seja, 57,15cm. Outros países consideram o comprimento inferior a 20’’ (50,8cm). Por favor, me corrijam se eu estiver errado. Pois aprendi isso na aula de Balística da faculdade.
-
São partes essenciais de uma arma de fogo: aparelho arremessador, carga de projeção e o projétil.
Fonte: eBook de Balística Forense do Professor Guilherme Behr