SóProvas


ID
4903072
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

A Enciclopédia Saraiva de Direito define “criminalística” como:

Conjunto de conhecimentos que, reunindo as contribuições de várias ciências, indica os meios para descobrir os crimes, identificar os seus autores e encontrá-los, utilizando-se subsídios da química, da antropologia, da psicologia, da medicina legal, da psiquiatria, da datiloscopia etc., que são consideradas ciências auxiliares do Direito Penal.


A respeito dos diversos conceitos de Criminalística, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Para Edmond Locard: é ele quem diz que "todo contato deixa uma marca", um dos maiores princípios da criminalística: Princípio da observação ou da troca de Locard.

    Para Hans Gross (1893): Criminalística é "o estudo da fenomenologia e os métodos práticos de sua investigação."

    Para Geraldo Porto: Criminalística "não se constitui em uma ciência, mas em disciplina transformada e elevada para um sistema, aplicando dados fornecidos por diversas ciências, artes e outras disciplinas, utilizando os próprios métodos inerentes a essas ciências."

    1° Congresso Nacional de Polícia Técnica, ocorrido em São Paulo no ano de 1947, a Criminalística seria: “disciplina que tem como objetivo o reconhecimento e a interpretação dos indícios materiais extrínsecas, relativos ao crime ou à identidade do criminoso”

    Letra E correta

  • CONCEITO DE CRIMINALÍSTICA E SUA EVOLUÇÃO HISTÓRICA

    1. HANS GROSS (1893): "Criminalística é o estudo da fenomenologia do crime e dos métodos práticos de sua investigação"; 

    2. JOSÉ DEL PICCHIA (1947): "Disciplina que tem por objetivo o reconhecimento e interpretação dos indícios materiais extrínsecos, relativos ao crime ou à identidade do criminoso. Os exames dos vestígios intrínsecos (na pessoa) são da alçada da Medicina Legal";

    3. HILÁRIO VEIGA DE CARVALHO (1966): "É a parte das ciências criminais que, ao lado da medicina legal, tem por finalidade os estudos técnicos e científicos dos indícios materiais do delito e da identificação do seu autor, colaborando também com outros campos do direito que dela careçam";

    4. ASTOLFO TAVARES PAES (1966): "É a aplicação de qualquer ciência ou técnica à pesquisa e à interpretação de indícios materiais relativos ao crime, evidente ou hipotético, e, no caso de confirmação de sua ocorrência, à identidade de quem dele tenha participado";

    5. EMÍLIO FEDERICO PABLO BONNET: "A Criminalística policial ocupa-se com a identificação do indivíduo, do exame dos vestígios, das manchas e rastros, da falsificação de documentos ou moedas, das armas de fogo e dos explosivos, bem como dos veículos de qualquer tipo, quando suspeitos de estarem relacionados com um fato doloso, culposo ou acidental";

    6. JOSÉ LOPES ZARZUELA (1955): "A Criminalística constitui o conjunto de conhecimentos científicos, técnicos, artísticos etc. destinados à apreciação, interpretação e descrição escrita dos elementos de ordem material encontrados no local do fato, no instrumento de crime e na peça de exame, de modo a relacionar com uma ou mais pessoas envolvidas em um evento, às circunstâncias que deram margem a uma ocorrência, de presumível ou de evidente interesse judiciário".

  • A: INCORRETA. Seria a investigação sistemática.

    B: INCORRETA. Gabriel Porte: “Sistema que se dedica à aplicação de faculdades de observação e de conhecimento científico que nos levem a descobrir, defender, pesar e interpretar os indícios de um delito, de modo a sermos conduzidos à descoberta do criminoso, possibilitando à Justiça a aplicação da justa pena.”

    C: INCORRETA. Definição do 1° Congresso Nacional de Polícia Técnica (São Paulo, 1947) : "Criminalística seria a disciplina que tem como objetivo o reconhecimento e a interpretação dos indícios materiais extrínsecas, relativos ao crime ou à identidade do criminoso”. 

    D: INCORRETA. Hans Gross: “estudo global do crime, isto é, uma ciência que devia estudar toda a fenomenologia do crime, e o homem como binômio corpo/mente.”

    E: CORRETA. “a disciplina autônoma, integrada pelos diferentes ramos do conhecimento técnico científico, auxiliar e informativa das atividades policiais e judiciárias de investigação criminal, tendo por objeto o estudo dos vestígios materiais extrínsecos à pessoa física, no que tiver de útil à elucidação e à prova das infrações penais e, ainda, à identificação dos autores respectivos”.