-
Princípio da Troca é de Locard
-
Questão "B" - ERRADA, pois a frase "TODO CONTATO DEIXA UMA MARCA" é a primícia do PRINCIPIO DA OBSERVAÇÃO OU PRINCÍPIO DA TROCA CRIMINALÍSTICA. toda via, a frase é de LOCARD.
Questão "C" - ERRADA, pois quem criou "Laboratório de Policia Técnica" ou "Laboratório de Policia", em Lyon, na França, no ano de 1910, foi LOCARD.
QUESTÃO CERTA: "E"
-
Princípio da Observação de Locard: todo contato deixa vestígio.
-
Questão comentada pelo professor Leonardo Guedes - Gran Cursos
a) Errada. O erro está na indicação da autoria para Edmond Locard, quem publicou a obra Manual do Juiz de Instrução – todos os sistemas de Criminalística foi Hans Gross (considerado o “PAI DA CRIMINALÍSTICA”).
b) Errada. Novamente o examinador tenta confundir o candidato (a), pois a frase “Todo Contato Deixa Uma Marca” (Princípio da Observação) é de Edmond Locard.
c) Errada. Quem criou o primeiro laboratório forense, em Lyon, na França, no ano de 1910, foi Edmond Locard.
d) Errada. Sociologia, a psicologia e a criminologia são ciências que se desenvolveram em épocas e períodos independentes da Criminalística.
-
Sobre a D:
A doutrina tradicional, não reconhece a Criminalística como uma ciência, mas sim uma disciplina autônoma.
Ela é uma das matérias que compõem a Ciência Forense.
-
O conceito de criminalística foi introduzido pelo austríaco Hans Gross, em sua obra denominada System der Kriminalistik, no ano de 1893.
Fonte: https://www.peritoschiefler.com/post/conceito-de-criminalistica-hans-gross
-
O perito usa seu conhecimento científico para produzir uma prova ? Não seria para identificar uma prova ?
-
O conceito de criminalística foi introduzido pelo austríaco Hans Gross, em sua obra denominada System der Kriminalistik, no ano de 1893.
Fé!
-
Gabarito E.
Os itens forma tirados dessa dissertação:
http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/11284/TESE-FINAL.pdf?sequence=1&isAllowed=y
a - O uso do conhecimento científico no auxílio da formação da prova é anterior ao século XIX. O Código de Hamurabi (1800 A.C.) já preceituava que a suspeita não era suficiente na imputação de um crime a uma pessoa. Eram necessárias provas nesse sentido, dentre elas o exame do local do crime. Entretanto, a sistematização da matéria, a sua organização, ocorre em meados do século XIX. O nascimento da Criminalística é atribuído ao austríaco Hans Gross.
b - Ao lado de Hans Gross, Edmond Locard ganhou um papel de protagonista na história do desenvolvimento da Criminalística. Considerado o pai da Criminalística moderna, o cientista francês enuncia, em 1920, o princípio basilar da Criminalística, que norteia até os dias de hoje a atividade forense: o princípio da troca.
c - Apesar do uso do conhecimento científico em matéria criminal ter consolidado-se com a obra de Hans Gross, foi com Edmond Locard, em 1910, que foi criado o primeiro laboratório forense dentro da estrutura organizacional da polícia. Locard, a partir desse ano, passou a desenvolver as atividades relacionadas à Criminalística em seu laboratório criminal, no Departamento de Polícia de Lyon, na França
d - . O nascimento da Criminalística é atribuído ao austríaco Hans Gross. Em 1893, 53 Gross lança um livro (Criminal Investigation) descrevendo a aplicação de disciplinas científicas - matemática, física, geologia, química, biologia - no bojo da investigação criminal. Além disso, é atribuído a Gross a fundação do primeiro Instituto de Criminalística, na Universidade de Graz da Áustria.
-
Gabarito E
Esse "é o profissional que utiliza o próprio conhecimento científico" na letra E me derrubou, achei que soou estranho, uma vez que interpretei que o conhecimento aplicado pela perícia não é o do "próprio perito", mas sim um conhecimento aplicado através de procedimentos estabelecidos na lei e no saber da criminalística. Vida que segue. Primeira vez fazendo questões dessa matéria, se já soubesse o mínimo teria acertado por eliminação.