SóProvas


ID
49081
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Não é (são) fase(s) do planejamento de comunicação em uma organização:

Alternativas
Comentários
  • É difícil tentar entender (ou melhor, adivinhar), às vezes, o que os examinadores da ESAF querem... Segundo BUENO, no seu livro Comunicação Empresarial, Políticas e Estratégias ed. 2010, p. 27: "O Planejamento de Comunicação Social é a elaboração, por etapas, com bases técnicas, de planos e programas comunicacionais com objetivos definidos (...)"Como é que a ESAF pode afirmar que planos, projetos e programas NÃO fazem parte de um planejamento de comunicação? Se você vai planejar algo, é lógico que a elaboração desses elementos faz parte do planejamento..., assim como a pesquisa, o diagnóstico da situação e os outros itens. Pra mim questão NULA, pois todas as alternativas fazem parte do plan. de com.
  • Margarida Kunsch diz em seu livro: Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, que plano, projeto e programa fazem parte das etapas de um planejamento. Fica dificil mesmo saber o que a Esaf quer com essa questão. A não ser que a banca queira colocar em evidencia apenas a simples diferença (para não dizer nenhuma) entre fase e etapa. 
  • Pessoal,

    Acho que está havendo um pouco de confusão. O enunciado pede algo que não seja uma das fases do planejamento. 

    Pois bem, de acordo com o material do Ponto dos Concursos, planos, projetos e programas são INSTRUMENTOS relacionados com a tomada decisões; portanto, um instrumento é bem diferente de uma fase, não é?

    - Planos: procuram reunir um conjunto de elementos de decisão necessários para concretizar racionalmente a conduta de um grupo ou um conjunto de unidades.

    - Programas: é um componente do plano, ou seja, uma subdivisão que permite agrupar as decisões por áreas de ações semelhantes sob o mesmo título.

    - Projetos: estudos do uso racional dos recursos econômicos para produção de um bem ou serviço em todos os detalhes econômicos e técnicos.
  • Levando em consideração o argumento do Klaus, existe uma pegadinha na questão. A alternativa E cita "Planos, projetos e programas". A inclusão de "projetos" na questão, invalida a afirmação, tornando-a falsa. É realmente para pegar o candidato.