SóProvas


ID
4908292
Banca
UEPA
Órgão
SEAD-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Entre os princípios abaixo, o que NÃO se aplica a boa governança pública é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E)

    Governança pública, no entanto, é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população. Segundo Bresser-Pereira (1998), “governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas”.

    Governança relaciona-se com a competência técnica, que abrange as capacidades gerencial, financeira e técnica propriamente dita, e tem nos agentes públicos, em sentido amplo, e nos servidores públicos, em sentido estrito, a sua fonte de origem. “Existe governança em um Estado quando seu governo tem as condições financeiras e administrativas para transformar em realidade as decisões que toma.”

    O Caderno Mare no 01 menciona que a governança será alcançada quando o Estado se tornar mais forte, embora menor: mais forte financeiramente, superando a crise fiscal que o abalou nos anos 1980; mais forte estruturalmente, com uma clara delimitação de sua área de atuação e uma precisa distinção entre seu núcleo estratégico, em que as decisões são tomadas, e suas unidades descentralizadas; mais forte estrategicamente, dotado de elites políticas capazes de tomar as decisões políticas e econômicas necessárias; e administrativamente forte, contando com uma alta burocracia tecnicamente capaz e motivada.

    A governança envolve o modo/forma pelo qual o Governo se organiza para prestar serviços à sociedade; o modo/forma de gestão dos recursos públicos; o modo/forma como divulga suas informações; o modo/forma como se relaciona com a sociedade civil; e o modo/forma como constrói os arranjos/acordos institucionais necessários à implementação das políticas públicas.

    A governança é instrumental, é o braço operacional da governabilidade, “pode ser entendida como a outra face de um mesmo processo, ou seja, como os aspectos adjetivos/instrumentais da governabilidade” (Vinícius Araujo, 2002). Por ser um instrumento da governabilidade para a realização dos fins do Estado, a governança pressupõe condições mínimas de governabilidade, ou seja, em situações de crise grave ou de ruptura institucional, que afetem a governabilidade, a governança restará comprometida, haja vista o seu caráter instrumental. “Sem governabilidade é impossível governança” (Caderno Mare no 01).

  • GABARITO: E

    A relações éticas

    B conformidade, em todas as suas dimensões

    C transparência

    D prestação responsável de contas

    E acesso a informação restrito aos técnicos governamentais

  • GABARITO: E

    A relações éticas

    B conformidade, em todas as suas dimensões

    C transparência

    D prestação responsável de contas

    E acesso a informação restrito aos técnicos governamentais

  • A TRANSPARENCIA Faz parte do PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE, que determina que todos tenhamos acesso aos dados relacionados aos atos da Administração publica, todo e qualquer gasto deve ser publicado. (Geralmente no diário oficial). Não havendo publicidade, os efeitos do ato serão anulados. (pesquise sobre as exceções).