SóProvas


ID
4908325
Banca
UEPA
Órgão
SEAD-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A elasticidade-preço da demanda é uma medida para avaliar o impacto de mudanças no preço de mercado no consumo de um bem. A elasticidade-renda, por sua vez, mede o impacto de mudanças na renda dos consumidores na quantidade demandada de um bem. Sobre esses conceitos, derivações e suas aplicações, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra A) - ERRADA

    A Elasticidade-renda da Demanda compara a variação percentual na quantidade demandada com a variação percentual da renda do consumidor

    ELASTICIDADE RENDA DA DEMANDA (ERD) > 1 = Tipo de bem considerado de LUXO

    Letra B) - ERRADA

    A elasticidade-preço cruzada da demanda mede a variação na quantidade demandada de um bem diante da mudança no preço de outro bem. Se for positiva, teremos um BEM SUBSTITUTO.

    Letra C) - CORRETA

    A elasticidade cruzada da demanda será negativa quando um aumento no preço de um bem X provocar uma redução na quantidade demandada do bem Y, o que ocorre no caso dos bens complementares. Por exemplo, se o preço do ARROZ (Bem X) sobe, a procura por FEIJÃO (Bem Y) tende a diminuir, já que são complementares.

    Letra D) - ERRADA

    ERD negativa: Bem inferior. Se a renda aumentar, a demanda desses bens diminui (carne de segunda, etc).

    Letra E) - ERRADA

    [ELASTICIDADE-PREÇO] Demanda Inelástica: Elasticidade maior que 0 e menor que 1. Se uma mudança significativa de preço (P) provoca pouca ou nenhuma mudança da quantidade vendida (Q), dizemos que o produto é insensível ao preço, ou que tem uma demanda inelástica. Isso costuma acontecer com produtos ditos "essenciais", como um cafezinho que tomamos. Se antes era 1.00 e aumentou para 1.50, teremos pouca mudança na demanda. Não há correlação entre aumento da receita e diminuição do preço.