Gabarito: letra e.
A assertiva A está correta. A escolha ótima feita pelo consumidor é determinada pela igualdade entre a taxa marginal de substituição – definida pela razão entre as utilidades marginais dos bens – e a razão de preços dos bens.
A assertiva B está correta. De acordo com a teoria do consumidor, o efeito final de uma mudança de preços de um determinado bem é determinada por dois efeitos naturais e simultâneos: o efeito renda – variação na quantidade consumida devido à variação do poder de compra do consumidor – e o efeito substituição – variação na quantidade consumida dos bens que tornaram relativamente mais baratos. Mais precisamente, o efeito renda mede a variação na demanda do bem supondo que a renda varia enquanto o preço do mesmo se mantem constante. Já o efeito substituição mede a variação na demanda do bem supondo que tanto o preço quanto a renda variam ao mesmo tempo. A soma dos efeitos renda e substituição é sintetizada na relação denominada de equação de Slutsky. Dado que o efeito substituição é sempre negativo, no caso de bens normais o efeito renda reforça o efeito substituição, isto é, ambos são negativos de modo que a relação inversa entre e quantidade é plenamente satisfeita – a curva de demanda é negativamente inclinada. No caso dos bens inferiores o efeito renda é positivo e pode compensar parcialmente ou plenamente o efeito substituição. No caso de bens meramente inferiores – em que o efeito renda, embora positivo, não supera o efeito substituição – a curva de demanda é negativamente inclinada. Por sua vez, bens de Giffen são considerados um caso especial em economia, uma vez que eles são bens tão inferiores – o efeito renda supera o efeito substituição – que a curva de demanda é positivamente inclinada, contrariando a intuição econômica.
A assertiva C está correta. Vide comentário anterior.
A assertiva D está correta. É a própria definição de excedente do consumidor.
A assertiva E está incorreta. De acordo com a teoria microeconômica, a elasticidade preço da demanda mede como a função demanda reage à variações de preço e a elasticidade preço cruzada mede a reação da função demanda de um bem reage à variações percentuais de preço de outro bem. Em relação à elasticidade preço da demanda, tem-se que o bem analisado é considerado comum se o valor da elasticidade preço da demanda for positivo; se o valor da elasticidade preço da demanda for negativo, trata-se de um bem de Giffen. Já a elasticidade preço cruzada avalia se dois bens são considerados complementares ou substitutos uns dos outros. Se a elasticidade preço cruzada for negativa, os bens são considerados complementares entre si; caso a elasticidade preço cruzada seja positiva, os bens são considerados substitutos entre si. Note que os conceitos são distintos entre si de modo que não é possível estabelecer relação genéricas entre eles. Bens com substitutos próximos tendem a ter uma demanda mais elástica do que os que não o são.