SóProvas


ID
49087
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da ética jornalística, avalie os itens abaixo e indique a opção correta.

( ) O Código de Ética dos Jornalistas pode ser considerado um código Moral.
( ) O Código de Ética dos Jornalistas pode ser considerado um código Deontológico. ( ) A cláusula de doutrina é um direito constante no Código de Ética do jornalista brasileiro; ela permite ao profissional se recusar a executar quaisquer tarefas em desacordo com os princípios deste Código de Ética ou que agridam as suas convicções.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito. Vejamos a redação do Art 13 do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros:

    A cláusula de consciência é um direito do jornalista, podendo o profissional se recusar a executar quaisquer tarefas em desacordo com os princípios deste Código de Ética ou que agridam as suas convicções.

    Vejam bem: cláusula de consciência e não cláusula de doutina, como traz a questão.
  • Respondendo 1 e 2

     Deontologia é uma das teorias normativas segundo as quais as escolhas são moralmente necessárias, proibidas ou permitidas. Portanto inclui-se entre as teorias morais que orientam nossas escolhas sobre o que deve ser feito. 
     A deontologia também se refere ao conjunto de princípios e regras de conduta — os deveres — inerentes a uma determinada profissão. Assim, cada profissional está sujeito a uma deontologia própria a regular o exercício de sua profissão, conforme o Código de Ética de sua categoria. Neste caso, é o conjunto codificado das obrigações impostas aos profissionais de uma determinada área, no exercício de sua profissão.São normas estabelecidas pelos próprios profissionais, tendo em vista não exatamente a qualidade moral mas a correção de suas intenções e ações, em relação a direitos, deveres ou princípios, nas relações entre a profissão e a sociedade


    A conduta jornalística é normatizada por códigos deontológicos. Eles são discutidos e elaborados no âmbito da própria profissão, são ditados por empresas ou associações de classe, ou ainda constam de documentos internos de organizações jornalísticas. Exemplos de códigos deontológicos:

    Código de Ética do Jornalista Brasileiro: quarta versão do documento liderado pela Fenaj e publicado em 2007.
    Código da Associação Nacional dos Jornais (ANJ): linhas seguidas pelas empresas do setor.


    Respondendo 3

    CÓDIGO DE ÉTICA
    Art. 13. A cláusula de consciência é um direito do jornalista, podendo o profissional se recusar a executar quaisquer tarefas em desacordo com os princípios deste Código de Ética ou que agridam as suas convicções. (e não cláusula de doutrina)
     
  • Não é código moral porque a moral é a conduta prática, diferente das previsões teóricas de um código deontológico, como é o caso dos códigos de ética.