SóProvas


ID
4910248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-AM
Ano
2003
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Governo do Estado do Amazonas

Defensoria Pública do Estado do Amazonas

Of. n.º 125/2003/SG

Manaus, 5 de outubro de 2003.


A Sua Excelência o Senhor

Deputado Jaime da Luz,

Câmara dos Deputados

70160-900 - Brasília - DF


Assunto: Demarcação de terras indígenas


       Senhor Deputado,  

       Informo a Vossa Excelência que as medidas tomadas em favor da demarcação das terras indígenas estão amparadas pelo procedimento administrativo consuetudinário, com amparo legal e tendo em vista os princípios éticos, conforme reza a moral e os bons costumes.

        Reforço que a demarcação de terras indígenas deve ser precedida de estudos e levantamentos técnicos que atendam ao disposto no art. 231, § 1.º , da Constituição Federal, os quais devem incluir os aspectos etno-históricos, sociológicos, cartográficos e fundiários. O exame deste último aspecto deve ser feito conjuntamente com o órgão federal ou estadual competente.

        Sendo o que nos traz no momento, reiteramos nossas saudações.

        Atenciosamente

Marina Severina Nordestina

Secretária Geral

A partir das informações contidas no documento acima, julgue o item subseqüente.


O fecho dessa correspondência, adequadamente redigido e localizado, serve também para fechamento dos expedientes denominados memorando e requerimento.

Alternativas
Comentários
  • Memorando é um documento oficial com redação objetiva, linguagem simples e de fácil leitura, cujo objetivo é servir de comunicação interna dentro de uma instituição. É um dos gêneros textuais da gramática, assim como o ensaio, diário, relatório e notícia.

    Abraços

  • Resposta: Errado

    Vejamos: Numa correspondência, por se tratar de um documento público, é necessário que o expediente produzido no âmbito da administração esteja devidamente assinado para que produza os efeitos desejados e conferir-lhe legitimidade, sendo indispensável ao autor dispor qualificação funcional apropriada para firmá-lo; caso contrário, além de ser inválido, o expediente pode acarretar infrações legais.

    Neste exemplo, o fecho está errado pelo seguinte motivo:

    A assinatura geralmente vem centralizada.

    Com relação ao Memorando: É uma comunicação ágil, que demanda simplicidade e concisão na redação e no trâmite Tem como finalidade a comunicação entre unidades administrativas da estrutura do órgão. Temos o texto contendo: introdução, desenvolvimento e assinatura: A assinatura vem centralizada (fecho+nome+função ou cargo ocupado)

    Com relação ao Requerimento: É instrumento por meio do qual o interessado requer a uma autoridade administrativa um direito do qual se julga detentor. Com relação à assinatura: ela vem centralizada, logo abaixo da data, que também está centralizada.

    Espero ter ajudado!

    De qualquer forma, peço que deem uma olhada no Manual de Redação da Presidência da República para maiores detalhes e informações.

    Sorte e Sucesso!

    Maria Luisa

    Fonte: Manual de Redação da Presidência da República

  • O fecho dessa correspondência, adequadamente redigido e localizado, serve também para fechamento dos expedientes denominados memorando e requerimento. Resposta: Errado.

    O remetente possui cargo de Secretária Geral e está remetendo a um Deputado Federal, portanto, o fecho adequado é respeitosamente.

  • Vejo 4 erros:

    -A assinatura deveria estar centralizada;

    -No memorando, diferentemente do ofício, só precisa constar o cargo;

    -O fecho correto seria: Respeitosamente

    -Nome do signatário deve ser em caixa alta;

  • ATUALIZANDO:

    Memorando / Memorando Circular não existem mais. Agora é tudo Ofício e Ofício Circular.

    Ademais, o fecho deveria ser "RESPEITOSAMENTE" (hierarquia superior), bem como a assinatura deveria estar consignada no meio do documento.

    Gab: Errado

  • O fecho correto seria "RESPEITOSAMENTE".