SóProvas


ID
4912057
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Duas localidades A e B apresentam anualmente cerca de 100 casos da doença X. Nos últimos dois anos o número de casos na localidade B aumentou 15 vezes, passando a mais de 1500 casos por ano. Com relação ao descrito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Uma epidemia é quando ocorrem surtos em várias regiões. Ou seja, quando há ocorrência excedente de casos de uma doença em determinados locais geográficos ou comunidades, e que vão se espalhando para outros lugares além daquele em que foram inicialmente identificados.

     em nível municipal, quando existem surtos em vários bairros. Em nível estadual, quando são registrados surtos em várias cidades e em nível nacional, quando ocorrem em várias regiões do país. 

    Exemplo: vamos supor que o mesmo exemplo de Dengue usado acima comece a se agravar, passando de um único bairro para vários bairros de uma cidade. Essa cidade, então, terá uma epidemia de Dengue e precisará intensificar os cuidados para controlar a doença e impedir a transmissão para os bairros ainda não contaminados.

    endemia é uma doença de causa e atuação local. Ela se manifesta com frequência em determinada região, mas tem um número de casos esperado – um padrão relativamente estável que prevalece. Se houver alta incidência e persistência de doença, pode ainda ser chamada de hiperendêmica.

    Exemplo: No Norte do Brasil, a Febre Amarela tem atuação frequente. Por isso, pode ser considerada uma doença endêmica.

    Uma pandemia é a disseminação mundial de uma doença (epidemia). Ela pode surgir quando um agente infeccioso se espalha ao redor do mundo e a maior parte das pessoas não são imunes a ele.

    Em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários porque ela se estende a várias regiões do planeta. Mas quando uma doença é classificada como pandemia, não necessariamente significa que a situação é irreversível e ”. Também não quer dizer que o agente da doença, seja ele um vírus ou qualquer outro patógeno, tenha aumentado o seu poder de ameaça.

    O que muda são as medidas adotadas pelas autoridades no combate à doença. No caso de uma pandemia, o protocolo de ação é outro e deve ser respeitado não só pelos países afetados mas também pelos que ainda não registraram casos do vírus. A abordagem em pandemias deve ser um conjunto de ações integradas, em que governo em parceria com a sociedade trabalham juntos na contenção da doença. 

    Exemplo: A Gripe Suína (ou Gripe A) passou de epidemia para pandemia no ano de 2009, quando a OMS passou a registrar casos da doença em todos os continentes do planeta. A . 

    A doença foi assim classificada porque, na época, já existiam mais de 118 mil casos espalhados por 114 países – ou seja, houve rápida disseminação geográfica do vírus em curta escala de tempo

    GABARITO C