Grupo A - São resíduos que possuam presença de agentes biológicos e que apresentem risco de infecção. Ex.: bolsas de sangue contaminado.
Grupo B – Resíduos químicos
São resíduos que contenham substâncias químicas capazes de causar risco à saúde ou ao meio ambiente, independente de suas características inflamáveis, de corrosividade, reatividade e toxicidade. Ex.: Medicamentos para tratamento de câncer, reagentes para laboratório e substâncias para revelação de filmes de Raio-X.
Grupo C -São resíduos de materiais que contenham radioatividade em carga acima do padrão e que não possam ser reutilizados. Ex.: Exames de medicina nuclear.
Grupo D - São resíduos de qualquer lixo que não tenha sido contaminado ou possa provocar acidentes. Ex.: Gesso, luvas, gazes, materiais passíveis de reciclagem e papéis.
Grupo E - São objetos e instrumentos que possam furar ou cortar. Ex.: Lâminas, bisturis, agulhas e ampolas de vidro.
Levando em consideração a Resolução RDC 222, de 28 de março de 2018 da Anvisa, as descrições apresentadas nas alternativas se referem aos seguintes grupos:
Grupo D - que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares. Alternativa A está errada.
Grupo E - perfurocortantes ou escarificantes, tais como: lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, fios ortodônticos cortados, etc. Alternativa B está errada.
Grupo C - de todos os tipos relacionados a rejeitos radioativos. Alternativa C está errada.
Grupo A - com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção. Alternativa D está errada.
Grupo B - contendo produtos químicos que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Alternativa E está correta.
Gabarito do Professor: Letra E