SóProvas


ID
4914079
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bibliotecas brasileiras utilizam programas de computador para automatizar seus acervos e disponibilizar informações conforme suas necessidades, custo, benefícios, tamanho e serviços prestados, sendo que o software

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A.

    software livre (open source) - oferece acesso ao código fonte. Não necessariamente o software livre é gratuito.

    A Free Software Foundation definiu quatro "fundamentos" como base: 

    No caso da primeira liberdade, um indivíduo ou uma organização pode utilizar o software em qualquer atividade, em qualquer quantidade de computadores.

    A segunda liberdade, por sua vez, dá acesso ao código-fonte do programa para que a pessoa possa estudá-lo ou alterá-lo conforme a sua necessidade.

    A terceira liberdade diz respeito à permissão dada ao usuário de distribuir quantas cópias quiser do programa, mesmo porque esta é uma forma de torná-lo acessível a um número maior de pessoas. O mesmo vale para o código-fonte do software.

    Por fim, a quarta liberdade consiste na permissão que o usuário tem para alterar um software ou mesmo colaborar com o seu desenvolvimento, permitindo que outras pessoas ou organizações tirem proveito de algo que ele aperfeiçoou.

    * O que é Código-fonte? Em poucas palavras, são as instruções que formam um programa.

    Software gratuito (freeware)- estamos falando de um programa que você pode utilizar sem pagar. Perceba, com isso, que um software pode ser gratuito e livre, por outro lado, pode ser também gratuito e fechado. Um software nesta condição é restrito, isto é, somente o autor ou a entidade que o desenvolve tem acesso ao código-fonte, portanto você não pode alterá-lo ou simplesmente estudá-lo, somente usá-lo da forma como foi disponibilizado. Muitas vezes, há limitações também em sua distribuição.

    Neste ponto, você já consegue perceber que software livre e software gratuito não são a mesma coisa.

    https://www.infowester.com/freexopen.php

  • Esta questão aborda a automação de bibliotecas e os tipos de softwares usados nestes processos.

    As alternativas apresentam uma série de conceitos sobre os tipos de softwares de acordo com seu tipo de licença e custo.

    O Software livre (Open Source) permite o acesso e modificação de seu código fonte. Podem ser ou não gratuitos e tem seu uso ilimitado no que tange a quantidade instalações e sua distribuição. Tem também como característica o aspecto colaborativo que o envolve, no qual os modificadores contribuem para o formato original.

    O software gratuito (freeware) é o que pode ser utilizado sem ser necessário efetuar qualquer pagamento ao desenvolvedor.  Assim como nem todo Open Source é Freeware, o mesmo vale para o contrário: nem todo software gratuito tem código fonte aberto.

    Uma subdivisão dos freewares são os programas shareware que tem distribuição gratuita mas com funcionalidades limitadas. O usuário só paga pelo uso de funcionalidades extras.

    Além destes, existem também os tradicionais softwares de licença comercial que exigem pagamento para uso e disponibilização e não dão acesso ao código fonte.

    Com base nestas informações, podemos analisar as alternativas da seguinte maneira:

    a) CORRETA. Corresponde corretamente as características de um software livre: cooperação e liberdade de atualização e criação.

    b) INCORRETA. Nem todo software gratuito (freeware) permite acesso ao código fonte (open source).

    c) INCORRETA.  Novamente, nem todo software gratuito (freeware) permite acesso ao código fonte (open source).

    d) INCORRETA. Os softwares pagos não disponibilizam acesso a seu código fonte.

    e) INCORRETA. Novamente, os softwares pagos não disponibilizam acesso a seu código fonte.

    Gabarito do Professor: Letra A.