SóProvas


ID
4914097
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nas linguagens de indexação,

Alternativas
Comentários
  • Conforme Austin (1993, p. 13-14, 49):

    2.1 Termo composto. Um termo de indexação que pode ser dividido morfologicamente em componentes separados, cada um dos quais pode ser expresso como um substantivo capaz de servir independentemente como termo de indexação.

    Em um vocabulário controlado de indexação, os termos são considerados como pertencentes a uma das duas categorias:

    a) termos preferidos: termos utilizados consistentemente para representar conceitos no processo de indexação; também conhecidos como descritores;

    b) termos não-preferidos: sinônimos ou quase-sinônimos de termos que não são relacionados a documentos, mas que aparecem como pontos de entrada em um tesauro ou índice alfabético, enviando o usuário, por meio de uma instrução (por exemplo, USE e VEJA), ao termo preferido apropriado; também conhecidos como nãodescritores. Em um tesauro impresso, devem-se distinguir tipograficamente, na medida do possível, os termos preferidos, e os não-preferidos.

    2.5 Rótulo nodal. Um termo “falso” não relacionado ao documento no processo de indexação, mas inserido na seção sistemática de alguns tipos de tesauros para indicar a base lógica sobre a qual se tenha dividido uma categoria; também conhecido como indicador de faceta.

    8.3.7 Relações polihierárquicas - Alguns conceitos podem pertencer, em bases lógicas, a mais de uma categoria ao mesmo tempo. Nestes casos diz-se que eles possuem relações polihierárquicas.

    8.4 A relação associativa - Esta é uma das relações básicas mais difíceis de definir no que diz respeito às suas características positivas e não às negativas. Ela cobre as relações entre pares de termos que não são membros de um conjunto de equivalência nem podem ser organizados em uma hierarquia onde um termo se subordina a outro. 

    Gab. D

    AUSTIN, Derek. Diretrizes para o estabelecimento e desenvolvimento de tesauros monolíngues. Brasilia: IBICT/Senai, 1993. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/731/7/Diretrizes_estabelecimento_tesauros.pdf;Diretrizes

  • Esta questão aborda a estruturação de linguagens de indexação. 

    As linguagens de indexação podem ser estabelecidas a posteriori (relações sintáticas) ou a priori (relações de tesauro).  

    Nas linguagens de indexação estabelecidas por relações sintáticas, os termos são utilizados para representar um documento sem serem consideradas as relações entre esses termos previamente a análise do assunto.  

    Em linguagens estabelecidas em relações de tesauros, os termos a serem usados são previamente escolhidos e possuem uma relação entre si. Os tesauros, por sua vez, apresentam uma série de relações próprias entre os termos como a polissemia, a antonímia e a sinonímia, por exemplo. 

    Estas relações são tema das Diretrizes para o estabelecimento e desenvolvimento de tesauros monolíngues publicadas pelo IBICT em parceria com o SENAI em 1993, na qual s informações apresentadas nas alternativas são baseadas. 

    Abaixo iremos analisar o texto das alternativas comparando-os com o que é apresentado nas Diretrizes. 

    A) ERRADA. A relação associativa (item 8.4) aborda termos que não fazem parte de um mesmo conjunto de equivalência e que não expressam relação hierárquica entre si. 

    B) ERRADA. As relações polihierarquicas (item 8.3.7), como o próprio nome sugere, são próprias de termos que pertencem a mais de uma categoria ao mesmo tempo. 

    C) ERRADA. Os termos não-preferidos (item 2.1b) referem-se a sinônimos ou quase-sinônimos de termos que não são relacionados a documentos, mas que ainda assim aparecem na estrutura do tesauro. 

    D) CERTA. Refere-se ao que é disposto no item 2.5 das Diretrizes. 

    E) ERRADA. Termo composto (item 2.1) é um termo que pode sim ser dividido morfologicamente em componentes separados, sendo que cada um destes componentes pode ser expresso como um substantivo capaz de servir independentemente como termo de indexação. 

    Gabarito do Professor: Letra D 

     
    Ref: AUSTIN, Derek. Diretrizes para o estabelecimento e desenvolvimento de tesauros monolínguesBrasilia: IBICT/Senai, 1993.