Conforme Piedade (1983, p. 122-124):
A CDU originou-se da CDD, detalhando as subdivisões dos assuntos, para o que alterou a notação, que passou a ser mista, composta de números decimais, sinais gráficos e letras ou palavras.
As principais modificações feitas à notação da CDD para criar a CDU foram:
1.corte dos zeros finais;
2.colocação de um ponto após cada grupo de três algarismos;
3.uso de sinais gráficos.
Dewey admitiu o conhecimento humano representado pela unidade e dividido em nove classes especiais e uma classe geral, para as obras sobre todos os assuntos, como enciclopédias, jornais, etc.
Até 1964 existia uma classe 4 (Filologia), mas a FID determinou sua transferência para a classe 8, reunindo-a à Literatura, ficando a classe 4 para posterior utilização.
A localização de um assunto nas tabelas principais pode ser feita dedutivamente, partindo-se da classe geral até atingir a subdivisão procurada, ou pesquisando-se o assunto específico no índice, [...].
Gab. B
PIEDADE, Maria Antonieta Requião. Introdução à teoria da classificação. 2.ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Interciência, 1983. 221 p.
Esta questão aborda o uso da CDU nos procedimentos de classificação bibliográfica.
Visto que a questão não fornece direcionamentos no enunciado, vamos analisar abaixo cada uma das alternativas, verificando as informações apresentadas no texto de acordo com o que é apresentado na CDU e em outras fontes sobre o tema.
A) ERRADA. A CDU se originou na CDD, mas a estrutura de assuntos e suas subdivisões são diferentes. A CDU também usa números como a CDD mas também faz uso de sinais gráficos e letras.
B) CERTA. Além da adição dos sinais gráficos, a CDU também utiliza corte dos zeros finais das notações e a inserção de um ponto após cada grupo de três algarismos.
C) ERRADA. É composta de 10 classes sendo que a classe 4 atualmente encontra-se vaga.
D) ERRADA. A classe Filologia existiu até 1964 separadamente da classe Literatura na classe número 4. Desde então, as duas compõe a classe número 8.
E) ERRADA. A CDU possui sim um índice que é uma alternativa à localização dedutiva dos assuntos.
Gabarito do Professor: Letra B.