Conforme Piedade (1983, p. 125-127):
Mais. O sinal mais ou de adição é empregado quando um documento trata, independentemente, de dois ou mais conceitos representados nas tabelas por símbolos que não são consecutivos ou seguidos.
Barra. Emprega-se o sinal barra oblíqua, ou sinal de extensão consecutiva, quando um documento trata independentemente de dois ou mais conceitos, representados nas tabelas por símbolos seguidos, consecutivos.
Dois Pontos. O sinal de dois pontos, sinal de relação, é empregado quando um documento trata do relacionamento entre dois ou mais conceitos.
Hífen. O hífen é empregado para introdução de tabelas analíticas especiais, inclusive as tabelas de pessoas e materiais.
Colchetes. Os colchetes podem ser empregados com três finalidades:
1.Como sinal de intercalação, para alterar a ordem de citação dos conceitos encontrados nas tabelas, intercalando um símbolo no meio de outro.
2.Como símbolo sub-agrupador para tornar mais claro o tipo de relacionamento existente entre vários conceitos ligados pelos símbolos “mais (+) ou dois pontos (:).
3.O colchete também foi usado para fixar a posição de um símbolo, não havendo necessidade de entrada pelo segundo símbolo, mas para isto existe o sinal dois pontos duplos (::).
Gab. D
PIEDADE, Maria Antonieta Requião. Introdução à teoria da classificação. 2.ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Interciência, 1983. 221 p
Esta questão aborda o uso da CDU nos procedimentos de classificação bibliográfica.
A CDU utiliza uma série de sinais gráficos para indicar facetas de determinado assunto, indicando características do documento classificado de acordo com a necessidade.
As alternativas abordam cinco destes sinais: mais, barra obliqua, hífen, dois pontos e colchetes. Abaixo analisaremos cada um deles nas alternativas identificando os erros em cada caso.
A) ERRADA. O uso do sinal de mais representado parcialmente de forma correta. O erro está em “representados nas tabelas principais por símbolos seguidos" quando na verdade o sinal é usado para representar números não são consecutivos ou seguidos.
B) ERRADA. O sinal de barra obliqua é usada quando o classificador deseja unir dois números seguidos/consecutivos.
C) ERRADA. O hífen é usado para introduzir de tabelas analíticas especiais como as tabelas de pessoas e materiais.
D) CERTA. A descrição está correta. Vale lembrar que a ordem de apresentação dos números que utilizam o sinal de dois pontos para indicar relação é livre e pode ser escolhida de acordo com a ênfase e a preferência de localização física do classificador.
E) ERRADA. O uso do sinal de colchetes, entre outras finalidades, tem como função intercalar e não introduzir tabelas analíticas especiais, inclusive as tabelas de pessoas e de materiais.
Gabarito do Professor: CERTA.