-
Conforme Sousa & Fujita (2012, p. 65):
[...], os OPACs constituem-se em sistemas informáticos capazes de integrar as funções bibliotecárias clássicas como consulta, empréstimo individual, empréstimo entre bibliotecas, processamento técnico e recuperação da informação. Também é possível pelos módulos do OPAC realizar pesquisas por autor, título e assunto, cumprindo as funções das tradicionais fichas catalográficas, porém com mais rapidez.
Gab. E
SOUSA, Brisa Pozzi de; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Do catálogo impresso ao online: algumas considerações e desafios para o Bibliotecário. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.17, n.1, p. 59-75, jan./jun., 2012. Disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/viewFile/822/pdf_71
Resposta das outras letras:
BISAC - é o padrão norte-americano de categorização dos livros.
Conforme Mucheroni e Paletta (2016, p. 3525-3526):
Dublin Core - é um esquema de metadados que visa descrever objetos digitais, tais como, videos, sons, imagens, textos e sites na web.
EAD (Encoded Archive Description) - esquema baseado na SGML, é mantido pela Society of Americam Archivist e pela Library of Congress. Trata-se de padrão não-proprietário para codificar conteúdo na web. O seu objetivo comum é fornecer descrição detalhada de conteúdos organizados e de coleções de materiais de arquivo (EAD, 2015).
FRBR (Functional Requirements for the Bibliographic Record), desenvolvido pela IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions), constitui- se de um modelo conceitual orientado à harmonização da descrição de diversos objetos digitais e as relações entre eles.
MUCHERONI, Marcos Luiz; SILVA, José Fernando Modesto da; PALETTA, Francisco Carlos. Identificando conceitos básicos dos recursos inerentes à web semântica. Anais.. São Paulo: [s.n.], 2016.Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002773337. DOI: 10.5748/9788599693124-13CONTECSI/PS-4142.
-
Resposta: OPAC, isto é, o catálogo on-line. OPAC é a sigla para On-line Public Access Catalog (Catálogo Público de Acesso Aberto).
-
O que é BISAC
18/09/2018
Criadas pelo BISG (Book Industry Study Group) – entidade norte-americana voltada para o desenvolvimento do mercado livreiro -, as categorias e subcategorias BISAC (Book Industry Standards and Communications) compõem um sistema de classificação temática de livros que, diferentemente da CDD (criada para ordenação de bibliotecas), foi pensado para aplicação no comércio . Embora bastante voltado para a cultura norte-americana, algumas empresas que atuam na comercialização de livros no Brasil vem adotando o sistema por aqui.
A estrutura do código BISAC é mais rígida (e também mais simples) do que a da CDD. O BISAC é sempre composto por três letras seguidas de seis algarismos. No código MED107000, por exemplo, o prefixo MED refere-se à categoria Medicina, enquanto a numeração 107000, no contexto da categoria Medicina, refere-se à subcategoria Genética. Perceba, no entanto, que a mesma numeração em outra categoria tem significado completamente diverso. Em BUS107000, por exemplo, BUS é o indicativo da categoria Negócios e Economia. Nesse contexto, a numeração 107000 refere-se a Sucesso Pessoal.
Assim como ocorre para a CDD, pode-se indicar mais de um código BISAC para a mesma obra, caso entenda-se que a publicação enquadra-se em mais de uma combinação de categoria e subcategoria BISAC. No MercadoEditorial.org, é obrigatório o registro de apenas um código BISAC, porém há campo para uma indicação opcional complementar.
No final de cada ano, o BISG divulga atualizações nas temática abordadas pelo BISAC, sempre de acordo com as práticas comerciais observadas no mercado norte-americano. Nessas ocasiões, a entidade informa também as melhores maneiras de migrar livros catalogados com classificações que sofreram alterações. O MercadoEditorial.org realiza automaticamente essas migrações e informa as editoras cadastradas a respeito.
Visite o site do BISG e conheça o BISAC (em inglês) no endereço:
-
Questão que aborda a catalogação e a consulta a catálogos online.
O enunciado fala sobre a catalogação e como as novas tecnologias ampliaram o acesso aos catálogos de bibliotecas e unidades de informação. A pergunta pede a identificação de um instrumento de catalogação que opera como fonte de informação.
Entre as alternativas apresentadas, identificamos:
A) ERRADA. O Dublin Core é um padrão de metadados para descrição de objetos de informação na web
B) ERRADA. EAD é usado para descrição detalhada de conteúdos organizados e de coleções de materiais de arquivo.
C) ERRADA. BISAC é um padrão norte-americano de classificação temática de livros usado no comércio e não tem relação direta com a catalogação.
D) ERRADA. FRBR é um modelo conceitual usado para relacionar descrições de objetos de informação.
E) CERTA. OPAC (On-line Public Access Catalog / Catálogo Público de Acesso Aberto) é um sistema informatizado que integra as funções de uma biblioteca e permite que o usuário consulte seus registros bibliográficos e de toda a rede integrante do sistema.
Gabarito do Professor: Letra E.