Esta questão aborda conhecimentos sobre a formação e desenvolvimento de coleções.
Uma política de formação e desenvolvimento de coleções tem como função determinar de forma racional como serão norteados os processos de aquisição, desbastamento e descarte do acervo de uma biblioteca. A política se baseia tanto nos objetivos da instituição em que a biblioteca está inserida quanto nas demandas do público usuário.
Em termos gerais, a política indica como o acervo deve crescer em termos qualitativos e quantitativos de acordo com fatores diversos como espaço, orçamento, circulação de material, necessidades dos usuários, etc.
Com base nestas informações, analisamos as alternativas e chegamos ao seguinte resultado.
A) ERRADA. O foco não é apenas na quantidade como também, e principalmente, na qualidade do acervo frente as necessidades dos usuários.
B) CERTA. Nortear e regulamentar os processos de aquisição e seleção é parte das funções de uma política de desenvolvimento de coleções.
C) ERRADA. Tradicionalmente, a política de desenvolvimento de coleções é definida por uma comissão dirigida por um bibliotecário com participação de outras áreas (setor de compras, departamentos acadêmicos, corpo docente e discente em instituições de ensino, etc). Não é recomendada a redação da política apenas por “um especialista da área temática da biblioteca".
D) ERRADA. Uma política de desenvolvimento de coleções precisa ser objetiva e os mais precisa possível. A aquisição de material de baixa utilidade compromete o desenvolvimento de outras partes do acervo.
E) ERRADA. A política deve ser imparcial na seleção para promover múltiplos olhares sobre o conhecimento.
Gabarito do Professor: Letra B .