-
Mais importante e abarcadora base de dados especializada na área da saúde, com literatura científica e técnica de 26 países da América Latina e do Caribe com acesso livre e gratuito.
Cerca de 900 mil de registros de artigos de revistas com revisão por pares, teses e dissertações, documentos governamentais, anais de congressos e livros. Mais de 480 mil deles disponíveis com link de texto completo em acesso aberto.
Mantida e atualizada por uma rede composta por mais de 600 instituições de ensino, governo e pesquisa em saúde e coordenada pela BIREME / OPAS / OMS.
Utiliza o DeCS – Descritores em Ciências da Saúde, com descritores e sinônimos contextualizados à produção científica da região, com categorias específicas de Saúde Pública, Homeopatia, Vigilância Sanitária e Ciência e Saúde.
É comprovadamente necessário realizar revisões sistemáticas baseadas na América Latina e no Caribe, recomendadas por Cochrane Collaboration no Cochrane Handbook.
Fonte de informação da região para o Global Index Medicus da Organização Mundial da Saúde e revisões sistemáticas do Epistemonikos e complementa o MEDLINE / PubMed.
LILACS, evidência científica em saúde dos países da América Latina e do Caribe.
Letra E
Fonte: https://lilacs.bvsalud.org/
-
Complementando...
LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência e Saúde
BIREME - Centro Latino Americano e do Caribe de Informações em Ciência e Saúde é um centro especializado da Organização Pan-americana da Saúde - OPAS, estabelecido no Brasil desde 1967, em colaboração com Ministério de Saúde, Ministério da Educação, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e Universidade Federal de São Paulo, que tem por finalidade de promover o acesso à informação científico-técnica em saúde. Para cumprir este objetivo, desde 1998 foi desenvolvido um sistema de informação, coordenado pela BIREME, conhecido como BVS - Biblioteca Virtual em Saúde.
A Biblioteca Virtual em Saúde - BVS é um site composto por fontes de informação em ciências da saúde para atender às necessidades de informação científico-técnica de profissionais e estudantes da área.
FONTES: https://www.ulbra.br/ead/bibliotecas/perguntas-frequentes#biremebvs
https://lilacs.bvsalud.org/
-
Esta questão aborda o uso de bases de dados como fontes de informação.
As bases de dados são importantes fontes e repositórios de informação do conhecimento científico e acadêmico na atualidade. Estas bases podem ou não ser especializadas de acordo com determinada disciplina ou público, fornecendo acesso gratuito ou pago a grandes coleções de artigos, periódicos, relatórios, teses, dissertações e outros documentos importantes para o desenvolvimento cientifico.
Todas as bases estão ligadas a área da saúde e das ciências médicas e biológicas, porém, apenas as LILACS (Letra E) tem o escopo geográfico de acesso livre indicado no enunciado: América Latina e Caribe.
A base LILACS é a ““Mais importante e abarcadora base de dados especializada na área da saúde, com literatura científica e técnica de 26 países da América Latina e do Caribe com acesso livre e gratuito" (Site LILACS).
Possui atualmente um acervo de cerca de 900 mil de registros de artigos de revistas com revisão por pares, teses e dissertações, documentos governamentais, anais de congressos e livros, sendo que mais da metade deles disponíveis com link de texto completo em acesso aberto e integral.
A base é atualmente “mantida e atualizada por uma rede composta por mais de 600 instituições de ensino, governo e pesquisa em saúde e coordenada pela BIREME / OPAS / OMS." (Site LILACS).
Gabarito do Professor: Letra E.