SóProvas


ID
4914799
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A necessidade de modificação de asfaltos (CAP − cimento asfáltico de petróleo) por polímeros é decorrente de determinadas situações de uso em pavimentação viária, onde é necessário um asfalto

Alternativas
Comentários
  • Os asfaltos modificados por polímero são uma classe especial de cimentos asfálticos, cujas composições são obtidas a partir da adição de polímeros elastômeros ao cimento asfáltico convencional. Por definição, esses polímeros são macromoléculas sintéticas, com propriedades elásticas, e, quando aquecidos, se decompõe antes do amolecimento.

    Por meio dessas modificações, os cimentos asfálticos têm suas propriedades melhoradas em relação ao asfalto convencional, entre as quais podemos citar:

    ✓ Aumento da resistência à formação de trilhas de roda;

    ✓ Aumento da resistência ao envelhecimento e oxidação;

    ✓ Aumento da vida de fadiga;

    ✓ Aumento da flexibilidade e elasticidade (elastômeros);

    ✓ Redução dos custos de manutenção dos pavimentos.

    A melhoria de desempenho proporcionada pelos asfaltos modificados resulta em um custo mais elevado das obras. Normalmente, o custo desses asfaltos é cerca de 50% superior ao dos asfaltos convencionais.

    Sendo assim, os asfaltos modificados são indicados para rodovias com tráfego pesado, e com condições adversas de clima, onde o benefício necessário de desempenho compense o custo de construção a maior.