SóProvas


ID
4919818
Banca
FCC
Órgão
TCE-MA
Ano
2005
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior valor para o Passivo, sempre que se apresentem alternativas válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o Patrimônio Líquido, é determinada pelo princípio contábil da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Princípio Fundamental de Contabilidade da Prudência, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a qualificação das mutações patrimoniais que alterem o Patrimônio Líquido, determina a adoção de: Menor valor para os componentes do Passivo e maior para os do Ativo.

  • O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    O entendimento é o seguinte: quando se apresentem alternativas válidas para quantificação das mutações patrimoniais que alterem o PL, escolhe-se o menor valor para o ativo, e maior valor para o passivo. Assim, se é possível que a conta clientes fique avaliada pelo total de vendas, no montante de R$ 100.000,00. Mas, se é possível também estimar que 5% desses valores não serão recebíveis, deveremos fazer a estimativa de perda adequada.

    Princípios de Contabilidade.

  • Resolvi pela lógica e interpretação. No Passivo, o contador deve colocar o valor maior por prudência pois são obrigações da Sociedade com Terceiros. Então, se errarmos no lançamento, devemos errar pelo excesso e devemos colocar um valor maior.