SóProvas


ID
4920817
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 6492 fixa as condições exigíveis para representação gráfica de projetos de arquitetura, visando a sua boa compreensão. Em relação ao apresentado na norma, analise as assertivas abaixo:

I. Para aprovação em órgãos oficiais, a planta de situação deve conter informações completas sobre localização do terreno.
II. A planta de locação (ou implantação) compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros.
III. O corte é o plano secante vertical que divide a edificação no sentido longitudinal.
IV. O memorial justificativo é o documento preliminar do projeto que caracteriza o empreendimento ou o projeto objeto de estudo, que contém o levantamento das informações necessárias, incluindo a relação dos setores que o compõem, suas ligações, necessidades de área, características gerais e requisitos especiais, posturas municipais, códigos e normas pertinentes.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Assertiva I - CORRETO.

    Assertiva II - CORRETO.

    Assertiva III - ERRADO - o corte pode ser tanto no sentido longitudinal quanto no sentido transversal.

    Assertiva IV - ERRADO - o memorial justificativo é uma justificativa da adoção das ideias presentes no projeto, explicando o porque de seguir determinado caminho por ser o melhor para o caso específico.

    Alternativa "A".

  • I - CORRETA

    II - CORRETA

    III - ERRADO - (A banca considerou errado pois o corte pode ser tanto no sentido longitudinal quanto no sentido transversal, no caso estaria incompleta)

    IV - ERRADA - De acordo com a NBR 6492/94 O conceito refere-se ao Programa de necessidades e não ao Memorial justificativo.

    Item 3.10 Memorial Justificativo: Texto que evidencia o atendimento às condições estabelecidas no programa de necessidades. Apresenta o partido arquitetônico adotado que é definido no estudo preliminar.

    Alternativa A

    sigam no instagram @arquitetamanuprado

  • NBR 6492/21

    I) 3.19 planta de situação

    planta com a função de situar a área de intervenção no terreno em relação às áreas vizinhas ou aos 

    terrenos vizinhos que compõem a(s) quadra(s) e ao(s) logradouro(s) que a limita(m)

    6.4 Estudo preliminar para o projeto urbanístico ou plano de massas (EP-PMURB) > 6.4.1 Generalidades > 6.4.2.1 Documentos gráficos

    a) planta de situação: deve indicar norte, escala, curvas de nível, arruamento, logradouros adjacentes, 

    indicação da localização do terreno ou gleba;

    II) planta de implantação: planta que compreende a localização e as dimensões da edificação, conjunto edificado ou espaços não edificados, e do edifício isolado no lote ou na área de intervenção, indicando, em escala compatível, 

    as dimensões do terreno, recuos, projeção da(s) cobertura(s) e áreas permeáveis e impermeáveis;

    III) 3.2 corte: representação gráfica realizada a partir de um plano secante vertical que divide o edifício ou outro objeto 

    em duas partes, no sentido longitudinal ou no transversal;

    IV) 3.21 programa de necessidades para o projeto arquitetônico ou urbanístico:

    documento preliminar do projeto que caracteriza o empreendimento ou o projeto objeto de estudo, que contém o levantamento das informações necessárias, incluindo a relação dos setores que o compõem, suas ligações, necessidades de área, características gerais e requisitos especiais, posturas municipais, códigos e normas pertinentes;