SóProvas


ID
4920838
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As complicações pós-operatórias da exodontia são as mesmas que ocorrem em cirurgias dentoalveolares, como hemorragias, hematomas, equimoses, parestesias, edema, trismo e infecções. Analise as assertivas a seguir sobre alveolite e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Ocorre especialmente na exodontia de molares inferiores. Caracteriza-se por uma dor generalizada que se potencializa entre o terceiro e o quinto dia pós-operatório, irradiando-se na região.

( ) Também é conhecida como osteíte alveolar, alvéolo seco, osteíte alveolar localizada e osteíte fibrinolítica.

( ) Apresenta ferida óssea alveolar exposta com marcado odor fétido, desprotegida pela total ou parcial desintegração do coágulo.

( ) Pacientes fumantes, geriátricos e especialmente mulheres que usam contraceptivos são mais propensos a apresentá-la.

( ) Seu tratamento tem como objetivo maior eliminar a dor. Os cuidados com a ferida cirúrgica incluem anestesia local, irrigação e limpeza, colocação intra-alveolar de curativos ou tamponamentos medicamentosos. Sistemicamente, recomenda-se medicação antimicrobiana e anti-inflamatória.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • (F) Dor intensa que aparece 2 a 3 dias após a extração do dente e que pode durar vários dias, caso o problema não seja tratado entretanto.

    (V)

    (V)

    (V)

    (F) Não tampona nem coloca medicação intralveolar; Medicação sistêmica (antibiótico) só se apresentar sintoma sistêmico que justifique.

    Gabarito: C

  • O tratamento da alveolíte consiste em limpar a área com soro e estimular um sangramento para que o coágulo se forme, com um cureta estéril por exemplo.

  • sobre o comentário da colega Mariana, esse conceito de Curetar o Alvéolo vigorosamente para estimular sangramento é ultrapassado, pois potencializa a dor. O erro do item IV está em afirmar que para o tratamento de alveolite seca é necessário terapia sistêmica, visto que o tratamento dessa complicação é local, com IRRIGAÇÃO e MEDICAÇÃO INTRA-ALVEOLAR.