SóProvas


ID
4922791
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Choques de oferta, como a elevação dos preços do petróleo derivado de acordos da restrição de produção por parte de países membros da OPEP, restrições legais, desastres e eventos ambientais extremos podem afetar os custos de produção e os preços gerais da economia como um todo.

Com relação aos choques de oferta, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão sobre choques de oferta e seus efeitos na economia e nos preços, tema de microeconomia.

    Vamos verificar as alternativas:

    A) CERTA. Uma estiagem prolongada afetará a produção agrícola, gerando quebra de safra e redução da quantidade de alimentos e matérias-primas ofertados para a sociedade. Como essa economia é fechada, essa redução da oferta não poderá ser compensada por importações de outros países e, consequentemente, haverá elevação dos preços e salários já que o aumento de preço das matérias-primas afetarão os insumos de outros ramos produtivos e o aumento de preço dos alimentos tenderá a elevar os salários, nos quais a alimentação ocupa um percentual relevante.

    B) ERRADA. Claro que afetam, tanto preços relativos quanto a produtividade. Um acidente ambiental pode, por exemplo, obstruir uma estrada importante na qual é transportada uma grande quantidade de insumos e trabalhadores.

    C) ERRADA. A área de preservação, na verdade, contribui para um meio ambiente mais equilibrado e sustentável, tendo impactos positivos na produtividade agrícola de médio e longo prazo, ainda que possa afetar negativamente a produtividade de curto prazo. Ademais, há uma inconsistência interna nessa assertiva, pois a argumentação de redução da produtividade geraria elevação dos preços gerais e não redução como apontado.

    D) ERRADA. De forma alguma, uma política monetária expansionista agravaria o problema inflacionário ao aquecer um excesso de demanda já existente em um contexto de choque de oferta. O mais adequado, nessa situação, seria, talvez, uma política monetária contracionista.

    E) ERRADA. Como vimos na alternativa A, uma quebra de safra agrícola tende a ELEVAR os salários e, por consequência, reduzir sim os lucros. A tendência geral será de ELEVAÇÃO dos preços gerais da economia e não estabilização.


    Gabarito do Professor: Letra A.