SóProvas


ID
4924897
Banca
Prefeitura de Arapiraca - AL
Órgão
Prefeitura de Arapiraca - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

ATENÇÃO: para responder a questão, leia os excertos abaixo, a respeito das abordagens pedagógicas na Educação Física.


Abordagem I – Para compreender essa abordagem, é necessário conhecer aspectos do trabalho de Vygotsky e de Jean Piaget. Considerar o conhecimento prévio que o aluno possui é algo marcante nessa abordagem, assim como privilegiar o jogo como o seu principal conteúdo;

Abordagem II – Essa abordagem tem por paradigma a Aptidão Física relacionada à saúde e por objetivos, informar, mudar atitudes e promover a prática sistemática de exercícios. O objetivo de fornecer autonomia no gerenciamento da Aptidão Física é um dos pontos importantes pois parte do princípio de que todos devem participar, não somente os mais aptos.

DARIDO, S. C; RANGEL I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 

A respeito da Abordagem I, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A Abordagem Construtivista possui uma visão mais ampla da Educação Física em relação ao indivíduo. Foi baseada nos trabalhos de Jean Piaget, e na área da Educação Física brasileira o principal autor foi João Batista Freire, especialmente com sua obra Educação de Corpo Inteiro.

    No construtivismo, a intenção é construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, numa relação que extrapola o simples exercício de ensinar e aprender... Conhecer é sempre uma ação que implica em esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização. A Abordagem Construtivista em oposição às propostas anteriormente vigentes na Escola (como a tecnicista/esportivista), valoriza as experiências e cultura dos alunos e propõe a construção do conhecimento a partir da interação com o meio, através da resolução de problemas. O jogo se torna uma ferramenta importante para as aulas de Educação Física escolar. A ideia é que enquanto a criança joga ou brinca, ela aprende. As atividades devem ocorrer ambiente lúdico e prazeroso e ser interessantes para a criança.