SóProvas


ID
4924900
Banca
Prefeitura de Arapiraca - AL
Órgão
Prefeitura de Arapiraca - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

ATENÇÃO: para responder a questão, leia os excertos abaixo, a respeito das abordagens pedagógicas na Educação Física.


Abordagem I – Para compreender essa abordagem, é necessário conhecer aspectos do trabalho de Vygotsky e de Jean Piaget. Considerar o conhecimento prévio que o aluno possui é algo marcante nessa abordagem, assim como privilegiar o jogo como o seu principal conteúdo;

Abordagem II – Essa abordagem tem por paradigma a Aptidão Física relacionada à saúde e por objetivos, informar, mudar atitudes e promover a prática sistemática de exercícios. O objetivo de fornecer autonomia no gerenciamento da Aptidão Física é um dos pontos importantes pois parte do princípio de que todos devem participar, não somente os mais aptos.

DARIDO, S. C; RANGEL I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 

A respeito da Abordagem II, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Com todas as abordagens de caráter pedagógico que surgiram durante e após a década de 1980, houve um certo afastamento dos estudos que investigavam a performance física e os benefícios biológicos do exercício físico. Esses temas são objetos de estudo de áreas como a Avaliação Física, Fisiologia do Exercício e Teoria do Treinamento, por exemplo.

    É lógico que seria interessante se fosse possível integrar esse conhecimento às aulas de Educação Física escolar, uma vez que a inatividade física é fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças, com menção especial à obesidade que tem cada vez acometido um maior número de crianças. A partir destes pressupostos, autores como Nahas1 e Guedes & Guedes2 propuseram a Abordagem Saúde Renovada para integrar o desenvolvimento da saúde e da aptidão física aos conceitos socioculturais das outras abordagens da Educação Física escolar. O objetivo é proporcionar vivências prazerosas que aumentem a probabilidade de os alunos adotarem estilos de vida mais ativos na idade adulta, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida da população.