-
Conforme Vergueiro (1989, p. 74):
O Remanejamento - o deslocamento para locais de menor acesso, onde os materiais serão acomodados mais compactamente a fim de que, embora conservados fisicamente, ocupem o menor espaço possível.
Gab. D
VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis : APB, 1989.
-
Para quem confundiu com DESBASTAMENTO, é importante lembrar que este conceito engloba:
No desbastamento, podem ocorrer algumas situações, principalmente as seguintes:
Descarte: o descarte consiste na retirada definitiva de um item da coleção da biblioteca. Assim como há critérios para a seleção ou incorporação de materiais no acervo, é interessante que haja critérios para o seu descarte.
Remanejamento: ocorre como uma medida de racionalização do espaço físico. Itens que são pouco solicitados ou utilizados ficam em locais mais reservados, com menor alcance de acesso pelos usuários, geralmente em depósitos.
Conservação: Consiste na retirada temporária de materiais que estejam danificados, a fim de torná-los disponíveis para os usuários em melhores condições físicas.
Fonte: Wesley Leite. Material gratuito para concursos do CDF cursos.
-
De acordo com a definição de Vergueiro a resposta é remanejamento (que é um tipo de desbaste): trata-se de deixar os materiais com mais demanda em local de acesso mais rápido e os com menor demanda em local com acesso menos rápido.
De acordo com a definição da Alba e Maciel a resposta correta é desbaste: é a retirada de documentos
pouco utilizados pelos usuários, de uma coleção de uso frequente para outros .locais
-
Eu acho engraçado quando as bancas põe esse tipo de questão e não especificam de acordo com qual autor, porque, se for por Vergueiro essa definição tá correta, agora de acordo com Maciel e Mendonça, seria Desbastamento.