SóProvas


ID
4932223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As instalações contra incêndio contemplam diversos equipamentos e materiais cujas características resultam em maior segurança para o usuário da edificação no caso de incêndios. Quanto aos equipamentos e materiais usados nas instalações contra incêndio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  Antecâmara:

    Recinto que antecede a caixa da escada, com ventilação natural garantida por janela para o exterior, por dutos de entrada e saída de ar ou por ventilação forçada.

    Escada enclausurada à prova de fumaça (PF):

    Escada cuja caixa é envolvida por paredes corta-fogo e dotada de portas corta-fogo, cujo acesso é por antecâmara igualmente enclausurada ou local aberto, de modo a evitar fogo e fumaça em caso de incêndio. 

    Escada enclausurada protegida (EP):

    Escada devidamente ventilada situada em ambiente envolvido por paredes corta-fogo e dotada de portas resistentes ao fogo.

    Unidade extintora:

    Extintor que atende à capacidade extintora mínima, em função do risco e da natureza do fogo.

  • Complementando....

    Extintor água pressurizada - usado em incêndio classe A (nunca em B e C )

    Extintor espuma - usado em incêndio classe A e B ( nunca em C)

    Extintor de base alcalina - usado em incêndio classe k

    Pó Químico - Usado em incêndio classe A, B e C

    Gá Carbônico - Usado em incêndio classe B e C

    ________________________________________________________________________________________________________________

    Classes de Incêndio

    Classe A: Incêndio que ocorre em materiais sólidos combustíveis, que deixam resíduos (cinzas), tais como: papel, madeira, tecido, algodão e borracha;

    Classe B: Incêndio que geralmente ocorre em superfícies, não deixa resíduos e acontece devido à queima de líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis, como gasolina, querosene, álcool e tintas;

    Classe C: Incêndio que ocorre em equipamentos elétricos energizados, tais como: máquinas, quadros de força, transformadores, geradores, computadores e qualquer outro equipamento em aplicações de energia elétrica;

    Classe D: Incêndio que se propaga através de uma reação em cadeia durante a combustão. Esta classe possui como principais combustíveis os metais pirofóricos: magnésio, selênio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio e urânio, que podem entrar em combustão quando se encontram na forma de partículas finas, sem que haja uma fonte clara de ignição.

    Classe K: Incêndio envolvendo meios utilizados para cozinhar, como óleo, gordura e banha, e que geralmente ocorre em equipamentos como fritadeiras, grelhas, assadeiras e frigideiras. Neste caso, os combustíveis (líquidos ou sólidos) contém um certo nível de gordura saturada, e devem ser combatidos com um agente extintor de base alcalina.