A) O gesso é um aglomerante aéreo.
B) O cimento Portland é classificado como aglomerante simples. (Correto)
C) O cimento Portland de alto-forno é a mistura de cimento Portland com escória de alto-forno.
D) A extinção da cal é a hidratação da cal virgem.
E) As matérias-primas essenciais para a fabricação do cimento Portland são: óxidos de cálcio, silício, alumínio e ferro.
.
Quanto à composição, os aglomerantes são classificados em:
. Aglomerantes simples: são formados por apenas um produto com pequenas adições de outros componentes com o objetivo de melhorar algumas características do produto final, como por exemplo, regular a sua pega (secagem). Normalmente as adições não ultrapassam 5% em peso do material. O cimento Portland comum é um exemplo deste tipo de material. Existem também os mistos, que são misturas de um ou mais aglomerantes.
. Aglomerantes com adição: é composto por um aglomerante simples com adições em quantidades superiores, com o objetivo de conferir propriedades especiais ao aglomerante, como menor permeabilidade, menor calor de hidratação, menor retração, entre outras.
. Aglomerantes compostos: formados pela mistura de subprodutos industriais ou produtos de baixo custo com aglomerante simples. O resultado é um aglomerante com custo de produção relativamente mais baixo e com propriedades específicas. Como exemplo, temos o cimento pozolânico, que é uma mistura do cimento Portland com uma adição chamada pozolana.
Bibliografia: Materiais de Construção (André Luís Abitante, Ederval de Souza Lisboa), Sagah Editora, 2017
.
Gabarito: Letra B
Aglomerantes são os materiais ligantes, em geral pulverulentos, que servem para solidarizar os grãos de agregados inertes. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas.
Os aglomerantes hidráulicos são aqueles que endurecem pela ação exclusiva da água, como por exemplo a cal hidráulica e o cimento Portland, através de um processo chamado hidratação.
Os aglomerantes aéreos caracterizam-se por reagirem em contato com o anídrico carbônico, presente no ar. Após seu endurecimento, eles conservam seu endurecimento apenas na presença do ar, não tendo resistência na água. Na construção civil o gesso é um aglomerante aéreo.