-
Não identifiquei o erro na alternativa B.
Após seco, o ladrilho cerâmico não volta ao tamanho original? Ou seja, a expansão por umidade não é reversível?
-
Também não consegui achar nada sobre essa questão. Especificamente sobre expansão por umidade não achei nada, fico solidário na dúvida tbm.
-
A absorção de água nos ladrilhos cerâmicos é medida utilizando-se o método PEI, resultando em cinco classes de materiais.
Método PEI = resistência a abrasão superficial.
Classificação de 0 a 5, ou seja, 06 classes.
-
"https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15568/1/JaniaraFA.pdf" o estudo da colega demonstrou que de fato a adição do caulim promove melhorias no que se refere a adição de água e tensão de ruptura a flexão
-
- EPU (dilatação higroscópica) - processo irreversível e depende da absorção de água da peça
- Já a Dilatação térmica - é reversível
Ambas propriedades dependem da Temperatura de queima, duração, moagem ...
A EPU (expansão por umidade) é a característica que melhor avalia a qualidade da cerâmica.
-
Sobre a letra E:
caulim não seria matéria prima argilosa?
Classificação
De acordo com a forma de ocorrência e o uso, as argilas são comercialmente classificadas em diversos grupos, como se verá a seguir (as denominações inglesas são usadas internacionalmente)
(...)
Caulim – argila residual ou sedimentar branca, composta basicamente por minerais do grupo da caulinita. Há dois tipos: o caulim fino (terra de porcelana), composto principalmente de caulinita, contendo também algum quartzo, e o caulim fino para cerâmica branca, obtido da purificação do caulim comum.
fonte:http://www.cprm.gov.br/publique/CPRM-Divulga/Canal-Escola/Minerais-Argilosos-1255.html
-
O caulim é argila com amplo predomínio da caulinita, pó branco que é a matéria-prima da porcelana. A caulinita é a forma mais pura de argilo-minerais, mas geralmente está misturada com grãos de areia, óxido de ferro e outros elementos. Conforme sua pureza, é usada para porcelana, louças, azulejos, refratários
ou outros materiais.
Fonte: BAUER