a) Em trabalhos de escavação de vala, a medição deve ser feita utilizando-se o volume medido (cubicado) no corte, similarmente à medição realizada para o transporte do material.
ERRADO. Diferentemente do corte, o volume de transporte do material considera o empolamento.
b) Para a medição de trabalhos de alvenaria, deve-se calcular a área da parede inteira e , posteriormente, descontar todos os vãos que existirem nesta.
ERRADO. Desconta-se a ÁREA dos vãos.
c) Em serviços de concretagem, a medição deve ser feita multiplicando-se o volume específico do concreto pelo comprimento linear das peças de concreto executadas.
ERRADO. Volume de concretagem: largura x comprimento x espessura da peça. Não há que se falar em volume específico do concreto.
d) Em serviços de pintura de janelas do tipo venezianas, a área considerada para a medição é a área da janela multiplicada por fator maior que um.
CERTO. As áreas das pinturas de janelas e portas devem ter fator de multiplicação igual a 2, haja vista os que os dois lados serão pintados. Para janelas com vidraças esse fator pode variar, conforme critério do fiscal/ orçamentista.
e) Em trabalho de revestimento de piso com peças cerâmicas, deve-se medir a área em que efetivamente será aplicado o revestimento e, posteriormente, descontar a área correspondente à das juntas.
ERRADO. Para levantamento de quantitativos de peças cerâmicas é válido o desconto das juntas. No entanto, para a medição do serviço já executado (como menciona a questão), o que se percebe, na prática, é que não há desconto das juntas.