SóProvas


ID
4934206
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Mandaguari - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a História da imprensa brasileira e seus primórdios, é CORRETO afirmar que:

I – O Brasil não teve acesso à tipografia e à imprensa por três séculos desde o Descobrimento, ou seja, até o século XIX.
II – Esta ausência de tipografia e imprensa é, segundo alguns autores, consequência da proibição de industrialização, de sistema interno de correios e de construção de universidades pela coroa portuguesa.
III – Com a chegada da corte portuguesa, no início do século XIX, jornais impressos na Europa começaram a circular no Brasil, entre eles, o Correio Braziliense.
IV – A imprensa brasileira ficou livre da censura apenas no final do século XIX, coincidentemente com a abolição da escravatura em 1888.

Alternativas
Comentários
  • "A presença da Corte no Rio de Janeiro obrigou o Brasil a modernizar-se. Em pouco tempo, a colônia atrasada, onde não era permitido qualquer tipo de impressão por ordem do Rei, passou ser sede do reino. A partir da necessidade de a Corte comunicar-se com os súditos, D. João VI criou a Impressão Régia. A primeira tipografia brasileira publicou alguns livros e decretos até que, em 10 de setembro de 1808, lançou a Gazeta do Rio de Janeiro. O jornal era redigido por frei Tibúrcio José da Rocha, um frade franciscano, e publicava atos do governo, notícias sobre a Europa traduzidas de jornais portugueses e ingleses, e notas sobre o cotidiano da cidade. Desde agosto do mesmo ano, já circulava clandestinamente no Rio o Correio Braziliense, redigido pelo jornalista gaúcho Hipólito da Costa, em Londres. A publicação pretendia difundir no Brasil e em Portugal as idéias que circulavam na Europa. Os dois periódicos atuavam em planos diferentes, mas eram complementares."

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/1808-a-imprensa-chega-ao-brasil/