SóProvas


ID
4934221
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Mandaguari - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Leia o texto a seguir e assinale com VERDADEIRO ou FALSO as afirmativas:


“Seria ingenuidade negar o papel dos jornais de organizações na difusão do modo capitalista de produção. Porém, é interessante verificar os pontos de fuga. Nem sempre o receptor lê aquilo que a organização pretende dizer em sua mensagem. Muitas outras leituras são elaboradas por ele. Existe um contexto que abriga tanto o jornal quanto o trabalhador, e a mediação daquele em relação a este não apaga outras verdades constituídas. Há que se considerar, ainda, que o trabalhador tem, sobre a organização a que está ligado, o olhar do cidadão inserto em uma comunidade maior, fora dos portões da fábrica.”

(SÓLIO, M. B. Jornalismo organizacional. São Paulo: Summus, p. 17)


(___) A comunicação empresarial não deve ser simplista ao categorizar públicos somente em interno e externo, pois há diversas mediações que atravessam esta mídia, inclusive fora do ambiente corporativo.

(___) Transmitir a cultura e a política organizacionais ao empregado usando o meio de comunicação empresarial implica assimilar valores, costumes e formas de expressão.

(___) A produção da mídia organizacional, bem como sua recepção, devem ser criteriosamente planejadas de modo a manter os acertos e corrigir as falhas de comunicação.

(___) Por “pontos de fuga”, o texto refere-se a um escapismo da pressão profissional que a comunicação empresarial proporciona a seus colabores.

(___) A ética jornalística na comunicação empresarial deve submeter-se somente à empresa a que atende, pois há outros veículos de informação com editoriais diferentes.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Na gestão de veículos de comunicação interna, a organização pode usar inúmeros veículos para transmitir informações e buscar estabelecer diálogo com os colaboradores: intranet, jornal mural, ouvidoria, eventos, móbile marketing, boletins, painel eletrônico, minidoor, rádio e tv internos, jornal ou revista da empresa, newsletter, manual de integração do colaborador, folders ou cartazes.

    Vamos analisar as assertivas e assinalar com verdadeira ou falsa:

    ( Verdadeira) A comunicação empresarial não deve ser simplista ao categorizar públicos somente em interno e externo. Há nuances nos relacionamentos, como afirma Andrade (1983), em que podemos afirmar a existência do público misto como um terceiro grupo de interesse nas organizações.

    ( Verdadeira) Transmitir a cultura e a política organizacionais aos colaboradores usando os meios de comunicação empresarial implica assimilar valores, costumes e formas de expressão.

    ( Verdadeira) A produção e transmissão das mensagens organizacionais devem ser criteriosamente planejadas de modo a manter os acertos e corrigir as falhas de comunicação.

    ( Falsa) Por “pontos de fuga", o texto refere-se à compreensão do leitor diferente da proposta pela equipe de comunicação. Isso pode ocorrer devido às barreiras comunicacionais, como a semântica (uso inadequado da linguagem), psicológica (preconceitos e estereótipos), excesso e sobrecarga de informações e informações imparciais ou incompletas.

    ( Falsa) A ética jornalística na comunicação empresarial deve submeter-se somente ao interesse público e também à organização a que atende.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa (V, V, V, F, F).

    Gabarito do professor: Alternativa D.

    Bibliografia:

    - Andrade, Cândido Teobaldo de Souza. Para entender relações públicas. Edições Loyola. 1983.
  • Gabarito letra D. A ética jornalística deve se estender para além da empresa.