SóProvas


ID
4934383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a correta correspondência entre a técnica de auditoria apresentada e sua definição.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A) A TÉCNICA DE OBSERVAÇÃO DAS ATIVIDADES E CONDIÇÕES consiste na verificação das atividades que exigem a aplicação de testes flagrantes. Entre os elementos da observação, estão a identificação da atividade específica a ser observada e a comparação do comportamento observado com os comportamentos-padrão.

  • Resposta: alternativa A.

    Técnicas E Procedimentos De Auditoria:

    Exame Físico: trata-se da verificação in loco. Através desta técnica o auditor procura certificar a existência de um objeto ou item examinado.

    Confirmação (circularização): consiste em obter declaração formal de pessoas/empresas independentes à empresa auditada confirmando os saldos existentes.

    Exame dos documentos originais: é o procedimento referente a análise dos documentos que representam as operações ou transações efetuadas pela empresa.

    Conferência dos cálculos: refere-se à constatação de que as operações aritméticas e financeiras estão adequadas. O auditor refaz os cálculos que julgar necessários para atestar a eficiência dos saldos demonstrados, não devendo o auditor subestimar essa técnica que pode revelar erros e distorções nas demonstrações contábeis.

    Exame da escrituração: é a técnica de auditoria utilizada para atestar a veracidade das informações ou registros contábeis.

    Investigação minuciosa: consiste em ir aprofundar-se nas investigações e exames das matérias auditadas (documentos, informações recebidas, análise, etc.). Deve o auditor lançar mão de toda sua experiência e julgamento profissionais para atestar se a informação recebida é fidedigna.

    Inquérito: trata da formulação de perguntas para obtenção de respostas satisfatórias. O auditor, na busca por confirmações, lança questionamentos formais ou informais com o objetivo de obter informações úteis ao andamento do trabalho.

    Exame de registros auxiliares: representa a análise que o auditor realiza com base nos registros elaborados como suporte a registros principais. Um exemplo que podemos dar é no caso de uma empresa manter razão sintético de fornecedores e um controle auxiliar onde detalha a composição por fornecedor.

    Correlação das informações obtidas: Nada mais é do que o auditor realizar uma correlação entre áreas do balanço auditadas verificando sua harmonia e congruência. Na medida que realiza seus trabalhos o auditor utiliza áreas que têm relações entre si no balanço da empresa e precisa realizar certificar-se do balanceamento entre elas.

    Observação: é uma técnica importantíssima e que depende da habilidade, experiência e sentido do auditor. Esta técnica pode revelar erros, distorções, irregularidades através de exames.

    https://www.contabeis.com.br/artigos/1875/tecnicas-e-procedimentos-de-auditoria-como-o-auditor-forma-sua-opiniao/

  • EXECUÇÃO DA AUDITORIA - Técnicas e procedimentos:

    1.              Exame documental: observar se as transações estão devidamente documentadas, se a documentação contém indícios de inidoneidade, se a transação e a documentação suporte foram elaboradas por pessoas responsáveis e se a operação realizada é adequada em função das atividades;

    2.              Inspeção física: refere-se à constatação “in loco", que deverá fornecer à equipe a certeza da existência, ou não, do objeto ou item verificado;

    3.              Conferência de Cálculos: conferência das operações que envolvam cálculos; necessária a efetivação de cálculos próprios, que serão comparados, ao final, com aqueles apresentados pelo fiscalizado; 

    4.              Observação: observar como um determinado processo ou procedimento está sendo executado por outros;

    5.              Entrevista: elaboração de perguntas objetivando a obtenção de respostas para quesitos previamente definidos;

    6.              Circularização: confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade;

    7.              Conciliações: verificar a compatibilidade entre o saldo das contas sintéticas com aqueles das contas analíticas, ou ainda o confronto dos registros mantidos pela entidade com elementos recebidos de fontes externas;

    8.              Análise de contas contábeis: examinar as transações que geraram lançamentos em determinada conta contábil; parte dos lançamentos contábeis para a identificação dos fatos e documentos que o suportam; as contas são selecionadas em função do objetivo geral e da sensibilidade da equipe;

    9.              Revisão analítica: verificar o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas. A realização de comparações entre informações e entre indicadores contábeis e a análise de relações entre contas e de relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros.

  • Palavras-chaves

    a) A técnica de observação das atividades e condições consiste na verificação das atividades que exigem a aplicação de testes flagrantes. Entre os elementos da observação, estão a identificação da atividade específica a ser observada e a comparação do comportamento observado com os comportamentos-padrão.