SóProvas


ID
4936747
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação à fisiologia gástrica dos animais domésticos, pode-se afirmar que:

I. Apresença de alimento especialmente proteínas, estimula a secreção dos hormônios gastrina e histamina pelas células no epitélio gástrico. A gastrina e a histamina estimulam as células parietais nas glândulas gástricas para secretar ácido clorídrico.
II. A secreção de muco que reveste o epitélio do estômago, é estimulada por prostaglandinas. Fármacos antiiflamatórios não-esteróides (como o ácido acetilsalicílico e a fenilbutazona inibem a síntese de prostaglandinas.
III. A regulação da secreção do suco gástrico é realizada em duas fases: cefálica e gástrica.

São consideradas corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    .

    A secrecção de HCl e pepsinogénio pelo estômago ocorre em três fases:

    Fase cefálica (responsável por cerca de 1/5 da secreção)

    - ainda antes do alimento chegar ao estômago, estímulos psicológicos (a expectativa da refeição, o seu aroma, aspecto e textura) iniciam a secreção gástrica.

    Fase gástrica.

    - a presença de alimento parcialmente digerido (principalmente péptidos e aminoácidos) no estômago promove a secreção de gastrina. Esta hormona peptídica actua sobre o estômago, estimulando a secreção. A histamina e a acetilcolina também estimulam a secreção. cada um destes três factores exerce efeitos potenciadores sobre a actuação dos outros, e por isso o efeito total é bastante superior à simples adição dos efeitos individuais. Por este motivo, o bloqueio da acção de um destes factores provoca marcada diminuição da secreção total. A gastrina tem outros efeitos: provoca a descarga de parte do conteúdo estomacal para o duodeno.

    Fase entérica (responsável por cerca de 1/10 da secrecção):

    - A chegada de quimo ao duodeno provoca diminuição do seu pH. Este aumento de acidez estimula a secreção de uma outra hormona, a secretina, que provoca diminuição da motilidade gastrointestinal. Isto tem como efeito a paragem da transferência do conteúdo estomacal para o duodeno, impedindo que o estômago esvazie de forma demasiado rápida. A secretina vai também actuar sobre as glândulas do estômago, inibindo a secrecção de ácido. O duodeno produz alguma gastrina, que ao actuar sobre o estômago induz alguma secrecção de HCl e pepsinogénio.

    .

    FONTE: http://homepage.ufp.pt/pedros/qfisio/qfisiol.htm