-
Questão péssima! Apenas desconsidere.
-
Alguns pontos que podemos pensar para ajudar a responder essa questão:
1) Manchas arroxeadas pensar em equimoses, causadas por instrumento contundente
2) A vitima fala que foi agredida com uma faca, mas ela pode estar mentindo. Dessa forma, deve ser considerada a perícia em si e não o depoimento da vítima. OU AINDA, ela pode estar falando a verdade e o ex marido a agrediu com o cabo da faca (de forma contundente).
Mas sempre considerar a lesão em si.
-
De início, a questão leva o candidato a marcar instrumento cortante ou perfuro-cortante, por mencionar o objeto de gume "faca". Contudo, menciona, em seguida, sobre o "cabo de madeira" da faca.
O médico-perito, no exame, constatou "manchas arroxeadas em face lateral do braço esquerdo e erosões da epiderme com exposição da derme em face posterior do antebraço direito". Sendo, desta maneira, manchas roxas e erosão da epiderme relacionado a instrumento CONTUNDENTE que, como consectário, caracterizará uma ferida contusa.
ótimo assunto para treinar e, ao contrário do colega lá embaixo, considere a questão sim!
-
Bom dia! Não compreendi bem a questão, pois a mesma menciona a exposição da derme, neste caso, interpretei que além das manchas arroxeadas, havia também um ferimento, alguma coisa neste sentido, por isso marquei a questão D (corto-contundente).
-
Pelas características do ferimento, denota-se que ela foi atingida pelo cabo e não pelo gume, por isso a resposta é "contundente"
-
lesão contundente===através de tração, torção, compressão ou sucção.
-
1) Manchas arroxeadas em face lateral do braço esquerdo. = Equimose
2) Erosões da epiderme com exposição da derme em face posterior do antebraço direito =Escoriação- erosão epidérmica .
" Escoriação. Tem como resultado a ação tangencial dos meios contundentes. Pode ser encontrada isolada ou associada a outras modalidades de lesões contusas mais graves. Tem pouco significado clínico, mas assume valor indiscutível na perícia médico-legal. Define-se como arrancamento da epiderme e o desnudamento da derme, de onde fluem serosidade e sangue. Simonin chamou-a de erosão epidérmica e Dalla Volta de abrasão." ( França, página 89, 9ª edição)
Equimose e escoriações são tipos de lesões provocadas por ação contundente.
Informação adicional*
Bittar:
Equimose é lesão contusa fechada
Escoriação é lesão contusa aberta.
Bons estudos!
-
São instrumentos contundentes: as armas naturais (mãos, pés cabeça, joelhos), as armas ocasionais (bengala, barra de ferro, tijolo, balaústre, mão de pilão), as saliências obtusas e as superfícies duras (solo, pavimentos), os desabamentos, as explosões, os acidentes de veículos, os atropelamentos.
-
"Ao exame físico, o médico-perito constatou manchas arroxeadas em face lateral do braço esquerdo e erosões da epiderme com exposição da derme em face posterior do antebraço direito. Frente à referida descrição, o médico-perito concluirá que o agressor causou as lesões com um instrumento."
O que eu pensei: Sendo a pele subdividida em 3 camadas e a derme é a intermediária, e se a derme está exposta então houve corte. Portanto: instrumento corto-contundente.
O que é derme? A derme é uma das camadas da pele, é a chamada camada média ou intermediária da pele. Ela é elástica, grossa e mais firme, sua composição se dá a partir de duas subcamadas. Essa camada fica localizada entre a epiderme e a hipoderme.
veja a imagem em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/camadas-da-pele
Enfim...
-
O instrumento utilizado é considerado perfurocortante, mas ele pode ser utilizado para ocasionar lesões contusas caso o indivíduo utilize o cabo de madeira para agredir.
Com a narração da questão não é possível informar com exatidão se as lesões realmente foram ocasionadas com o cabo da faca, e nem se a faca foi realmente utilizada. Mas é possível dizer com exatidão que as lesões são contusas, por serem equimoses e escoriações.
Outra coisa interessante de se notar é que a vítima diz que apanhou a dois dias atrás, podendo-se correlacionar a coloração da roxa equimose (Legrand Du Saulle) com a data afirmada pela vítima.
-
Galera, você mata a questão sabendo que a derme é uma camada bem fina, sabendo que é bem final, você despreza que a exposição da derme necessariamente seja feita por instrumento cortante. Sejamos realistas, um instrumento contundente não consegue tirar 0,1mm de "células mortas"?
"A pele normal é constituída de três camadas: a) epiderme, com espessura de 0,06–0,6 mm, com dois tipos de células, os queratinócitos e os melanócitos;"
-
GABARITO: C
➡️ ESCORIAÇÃO É UMA LESÃO CONTUSA. TAMBÉM CONHECIDA COMO EROSÃO EPIDÉRMICA, PRODUZ O ARRACAMENTO PARCIAL DA EPIDERME, EXPONDO A DERME.
-
se analisar friamente o instrumento em si é perfuro-cortante, porém utilizado de outra forma. A questão poderia ter sido mais técnica quanto a isso; o instrumento não perdeu sua característica, embora utilizado de outra forma.
-
"o médico-perito constatou manchas arroxeadas em face lateral do braço esquerdo e erosões da epiderme com exposição da derme em face posterior do antebraço direito"
manchas arroxeadas = são características de lesão Equimoses;
erosões = são características de lesão de Escoriações;
todas as duas lesões são provocadas por instrumentos CONTUNDENTES
-
Um mesmo instrumento pode ter diferentes formas de uso, uma faca pode ser usada de várias formas e com a descrição das lesões pode concluir que foi usada de forma contusa, logo o instrumento é contudente.
-
Quando a questão indaga: "causou as lesões com um instrumento".. o instrumento é perfuro-cortante. As lesões que são, aparentemente, contundente. Questão mal formulada, na minha opinião.
-
Corto contundente, a questão fala que houve ferimento…
-
"(...) erosões da epiderme com exposição da derme em face posterior do antebraço direito (...)"
ESCORIAÇÃO
- A escoriação tem quase sempre como origem a ação tangencial dos meios contundentes. Pode ser encontrada isolada ou associada a outras modalidades de lesões contusas mais graves.
- A escoriação" in vitam" caracteriza-se pelo arrancamento da epiderme, desnudamento de derme, coagulação da linfa e formação da crosta. Presença de crosta é sinal indiscutível de reação vital."
- Quando a derme é atingida, não é mais escoriação, e sim uma ferida.
- A escoriação não cicatriza, não deixa marcas. A regeneração da área lesada é por reepitelização.
- Quanto à tonalidade e evolução, em 24 horas seca e forma crosta.
- Nas escoriações post mortem, não há formação de crosta.
- demora mais ou menos 20 a 30 dias para regenerar totalmente
- Q253126. As lesões contusas superficiais ocorrem somente quando geradas em corpos com vida. A exceção a essa regra é: R: a escoriação.