SóProvas


ID
4938010
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

As características morfoscópicas da pelve podem auxiliar na determinação do sexo das vítimas encontradas em fase de esqueletização. São consideradas características da pelve feminina:

Alternativas
Comentários
  • Na mulher a bacia tem maior diâmetro transversal (mais larga e menos funda) e o sacro é mais baixo. No homem a bacia tem dimensões verticais (mais estreita e funda) e o sacro é mais alto.
  • No esqueleto a separação sexual se faz pela discriminação dos ossos, principalmente do crânio, mandíbula, tórax e da pelve. O crânio masculino tem espessura óssea mais pronunciada. O tórax do homem assemelha-se a um cone invertido; o da mulher assemelha um ovóide. Na mulher observa-se predominância de cintura pélvica, enquanto no homem nota-se cintura escapular mais larga. A pelve do homem possui consistência óssea mais forte, com rugas e inserções mais pronunciadas, as dimensões verticais predominam sobre as horizontais, na mulher é inverso.

  • Questão exigia conhecimento sobre a determinação do sexo por meio das características dos ossos da pelve.

    Questão Crtl C - Crtl V de uma tabela do livro do Professor França , capítulo de Antropologia Forense , sub item : identificação médico-legal.

  • ah tá certo, só que eu não entendi nada!... rsrs
  • Livro medicina legal edição 11/2017, pag 167. Genival França.

  • O sexo do indivíduo pode ser determinado pela análise da pélvis, sendo encontradas as seguintes características:

    Masculino: pélvis rugosa, forma de coração, íleo alto, articulação sacroilíaca e acetábulo grandes, corpo do púbis triangular, sínfise do púbis alta e sacro longo, estreito e pouco curvo.

    Feminino: pélvis lisa, forma circular, íleo baixo, articulação sacroilíaca e acetábulo pequenos, corpo do púbis quadrangular, sínfise do púbis baixa e sacro curto, largo e curvo.

    O enunciado pedia a alternativa que possuía características femininas, sendo a A correta (sínfise do púbis baixa e corpo do púbis quadrangular).

    ALTERNATIVA A

  • PELVE: ( macete : em linhas gerais foi adaptado para ser largo na mulher facilitando o canal do parto e longo no homem para correr como caçador, na mulher os incidentes osseos sao delicados e no homem grosseiros)

    Anatomia:

    1- Arco Ventral no Púbis ( presente na mulher e ausente no Homem)

    2- Ângulo Subpúbico ( obtuso na mulher e agudo no homem)

    3- Ramo Ísquio Púbico ( Côncavo e delicado na mulher e convexo e robusto no homem)

    4- Forame Obturado ( Triangular na Mulher e Elíptico no Homem)

    5- Incisura Isquiática ( arredondado na Mulher e Angulado no Homem)

    6- Sulco Preauricular ( Presente na mulher e ausente no Homem)

    7- Sacro ( Reto e curto na Mulher -auxilia no parto- e Curvo e Longo no Homem)

    8- Corpo do Púbis ( retangular/ quadrangular na mulher e triangular no Homem)

    9- Acetábulo ( Menor na Mulher e maior no Homem)

    10 - Presença de fossetas no dorso do Púbis feminino ( indicativo de parto vaginal , mas sua ausência não exclui parto vaginal prévio)