SóProvas


ID
4938013
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A identificação médico-legal de vítimas de acidentes aéreos é feita por meio de

Alternativas
Comentários
  • Apenas a alternativa C apresenta um método de identificação individual. Todas as outras são de métodos que podem ser utilizados em conjunto, mas não são capazes de, isoladamente, identificar uma pessoa.

  • GAB; C

    Conceito de identificação

    Identificação é o ato pelo qual se estabelece a identidade de uma pessoa ou de alguma coisa pela presença dos atributos que a caracterizam. São seus requisitos:

    Unicidade - elementos ou conjunto de sinais escolhidos devem permitir a distinção de um indivíduo dos outros;

    Perenidade - caracteres que resistam a ação do tempo, que não são totalmente eliminados pelo tempo, como por exemplo, os ossos, que permanecem após a morte;

    Imutabilidade - sinais que devem permanecer idênticos a partir do momento em que se constituem, devem resistir a ação da idade, às doenças etc. (são válidos por toda a vida);

    Praticabilidade - os elementos devem ser facilmente obtidos, sem o que não seria possível a tarefa dos serviços de identificação, onde a sobrecarga de trabalho é notável;

    Classificabilidade - os elementos devem ser facilmente classificáveis, permitindo o seu arquivamento e facilitando a sua localização sempre que se fizer necessária.

  • Erra-se questões por não dar a devida atenção ao enunciado. Não sei nada de medicina legal, mas o enunciado queria saber qual o método MÉDICO-LEGAL é utilizado para identificar vítimas. Só pode ser a letra C, pois o descrito nas demais alternativas, qualquer pessoa pode utilizar. Detalhe: eu errei a questão já por duas vezes.
  • Entenda como é feita a identificação de vítimas em acidentes de avião

    Especialistas devem retirar amostras de DNA dos fragmentos dos corpos.

    Acidente de avião matou o candidato Eduardo Campos e outras 6 pessoas.

    Primeiro, a equipe responsável pela coleta dos fragmentos no local do acidente deve reconhecer o que é tecido humano em meio aos destroços. Essa tarefa pode ser difícil, segundo Edna, devido à mistura dos corpos com outros materiais, como fuligem e concreto.

    Em seguida, os restos mortais são encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML), onde a Polícia Técnico-Científica seleciona os fragmentos em que é possível obter amostras de material genético, que são enviados para o Laboratório de DNA da Polícia Técnico-Científica. “Para cada indivíduo, várias amostras são coletadas e enviadas”, diz Edna.

    Muitas vezes, os testes precisam ser repetidos por causa da presença de fuligem, tinta, combustível ou outros produtos químicos que dificultam a obtenção do DNA puro. Os testes revelam perfis genéticos que se repetem, o que permite distinguir um indivíduo do outro.

    http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/08/entenda-como-e-feita-identificacao-de-vitimas-em-acidentes-de-aviao.html

  • C) processo técnico-científico de comprovação individual.

    Resumindo: Processo datiloscópico, arcada dentária, pelos, amostra de sangue... São processos individuais utilizados para identificar a vítima do acidente aéreo, pois geralmente nesses acidentes é muito difícil identificar somente olhando para a pessoa. É isso que a alternativa C trouxe!