REVOLUÇÃO VERDE
✓ Conjunto de iniciativas tecnológicas.
✓ Transformou as práticas agrícolas.
✓ Aumentou bastante a produção de alimentos no mundo.
✓ Iniciou-se na década de 50, no México.
✓ Teve um forte impacto na agricultura brasileira.
O que é?
A evolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo.
- Teve início na década de 1950 no México.
► O perfil da agricultura brasileira mudou completamente após a adoção das práticas características da revolução verde.
Como foram os impactos dessa Revolução para o Brasil?
A introdução dos novos conceitos ocorreu durante o regime militar e foi um dos pilares do chamado "milagre econômico". A partir da produção em larga escala, o País passou à condição de exportador de alimentos. Entre os produtos de elevado desempenho estão a soja e o milho. Com a matriz agrícola voltada para as vendas externas, o Brasil instituiu agências de fomento e pesquisa. Entre as agências abertas nesse período está a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), fundada em 1973.
► A Revolução Verde consistiu na modernização da agricultura em escala global, efetivada por meio da incorporação de inovações tecnológicas na produção. Teve como base as sementes geneticamente modificadas, os maquinários agrícolas e os insumos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos.
Quais os pontos negativos desse programa?
O programa não solucionou a fome mundial. Isso porque a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão e Países da União Europeia.
Resumindo...
Na segunda metade do século XX, a Revolução Verde no Brasil diversificou a produção e mudou a geografia do plantio; por outro lado, também gerou o chamado desemprego estrutural, na medida em que a mecanização agrícola substituiu muitos trabalhadores rurais.
__________
Fonte: Brasil Escola; Questões da CESPE; Colegas do QC.
Bons Estudos!