Primeiramente, vamos relembrar alguns conceitos:
3º Forma Normal
Uma relação está em 3FN se e somente se estiver em 2FN e nehum atributo não chave for dependente transitivo da chave primária.
Dependência transitiva:
Uma coluna, além de depender da chave primária, depende de outra coluna ou conjunto de colunas. A relação não deve ter um atributo não-chave funcionalmente determinado por um outro atributo não-chave.
Sabendo destes conceitos, vamos ver o esquema relacional proposto:
funcionario {codfunc, nome, end, email, codsetor, descsetor, salario, codfuncao, descfuncao, ch_funcao, cpf}
Podemos notar que descsetor( descrição do setor) depende transitivamente do atributo não-chave codsetor; Além do mais podemos perceber que as colunas: descfuncao( descrição da função) e ch_funcao( chefe função) dependem transitivamente do atributo não-chave codfunção. Para normalizar o esquema precisamos eliminar essas dependências transitivas.
1) Normalizando as tabelas:
funcionario {codfunc, nome, end, email, salario,cpf}
setor {codsetor, descsetor}
funcao {codfuncao, descfuncao, ch_funcao}
2) Criando a integridade referencial( as chaves primarias da tabelas setor e funçao irão virar chaves estrangeiras na tabela funcionario):
funcionario {codfunc, nome, end, email, codsetor, salario, codfuncao, cpf}
Chegamos ao gabarito da questão:
ALTERNATIVA B
B) funcionario {codfunc, nome, end, email, codsetor, salario, codfuncao, cpf} / setor {codsetor, descsetor} / funcao {codfuncao, descfuncao, ch_funcao}
Obs.: Algum colega pode contestar: "Max de onde vc tirou que descsetor é descriçao do setor ou ch_funcao é chefe de função? " Eu não tenho como provar, apenas inferir! Pela convenção de nomeação, pois não há sentido nomear uma coluna com ch_funcao se ela for pra descrever cor da bandeira do brasil, entendem? O examiandor nomeou as colunas abreviadamente para confundir a nossa visão e selecionar os candidatos. Qualquer dúvida ou erro me enviem uma mensagem!