Gabarito: B) Obrages. ✅
Achei estranha a questão citar as Obrages como um sistema de produção, pois, embora tivessem um estilo próprio de produção, elas eram empresas colonizadoras que comandavam a região Oeste do PR como coronéis, por exemplo.
"Desde o final do século XIX e início do século XX, o governo fez enormes concessões a empresas estrangeiras tendo como objetivo a exploração de erva-mate, madeira e a colonização da região Oeste. Essas empresas, já anteriormente citadas, eram denominadas obrages e os seus trabalhadores eram os mensus , geralmente paraguaios, argentinos e ‘guaranis modernos’ – termo empregado aos índios guaranis miscigenados no Paraguai."
A) Ervateria de produção continuada. Errado.
A produção contínua é a classificação dada para um sistema de produção muito comum nas manufaturas, como o próprio o próprio nome já fala, aquele em que a linha não para de produzir, sem paradas e interrupções em 24 horas por dia .
C)Latifúndios. Errado.
Não é um sistema de produção, sim uma grande propriedade rural.
D)Pinheirais. Errado.
Não é um sistema de produção. O bioma que caracteriza os pinheirais é formado principalmente pela mata de araucária ou pinheiro-do-paraná (Araucaria agustifolia), além de algumas espécies de coníferas. Estima-se que as araucárias tenham ocupado originalmente uma área de cerca de 100 mil km². Fonte: brasilescola.c om
E)Extrativismo de Monocultura.
A própria questão cita a exploração da erva-mate e da madeira, não caracterizando, assim, uma monocultura.
→Resumo sobre a ocupação do Oeste do PR:
Podemos dizer que o processo da ocupação da região Oeste ocorreu em quatro etapas. A primeira, e mais antiga, decorre da ocupação pelos índios que se espalhavam também por todo o território do continente sul-americano. A presença desses grupos indígenas, como Xetá, Kaigang e Guarani, foi notada no processo mais recente da colonização, fazendo com que essa população fosse mais uma vez reprimida. A segunda fase corresponde à atuação e presença dos padres jesuítas espanhóis que desenvolveram várias reduções (missões) pelo território. Esses aldeamentos indígenas, apesar de destruídos na primeira metade do século XVII pelos bandeirantes paulistas, conservaram forte a presença espanhola na região. A terceira etapa data do período entre 1881 e 1930, que corresponde à introdução do sistema das Obrages , entre Foz do Iguaçu e Guaíra, cujo objetivo principal era a exploração extrativista da erva-mate e da madeira. Por último, a quarta fase ou a etapa recente aconteceu principalmente pela atuação das empresas colonizadoras que efetivaram a colonização moderna do Oeste paranaense.
Fonte: scielo.