Boa questão para relembrar os conceitos das formas normais, vamos as alternativas:
A) A tabela está em segunda Formal (2FN), pois não contém dependências parciais, ou seja, todos os atributos da tabela dependem da chave primária completa (atributos CodAluno e CodTurma).
Incorreta, um exemplo simples: o atributo NomeAluno depende somente de parte da chave primária ( CodAluno )
.
B) A tabela não está em terceira Forma Normal (3FN), pois contém dependências transitivas, como é o caso do atributo NomeDisciplina em relação ao atributo CodDisciplina.
Correta, a relação não está nem na segunda forma normal, portanto não estará na 3FN, além do mais há atributos não-chave (CodDisciplina) determinando atributo não-chave(NomeDisciplina) caracterizando uma dependência transitiva;
.
C) O atributo DataNascAluno depende do atributo CodAluno, ou seja, não depende totalmente da chave primária, portanto deveria ser excluído da tabela para obter a 2ª Forma Normal.
Incorreta, nenhum atributo(coluna) deve ser excluído e sim transposto - retirado- para outra relação. Imagine o absurdo de excluir algumas colunas somente pra normalizar, a coluna existe por algum motivo! não pode ser eliminada assim.
D) Os atributos NomeDisciplina, NomeAluno e DataNascAluno devem ser retirados da tabela para que a mesma fique em 1ª Forma Normal.
Incorreta, devemos retirar o atributo NomeDisciplina, já que NomeAluno e DataNascAluno dependem da chave primária CodAluno para ficarmos na 2ª forma normal! Até onde podemos inferir a relação já está na primeira forma normal
GABARITO ALTERNATIVA B