-
Resposta: alternativa B.
A Resolução 750/93 (com suas alterações) foi a principal norma a tratar dos Princípios de Contabilidade e apresentava, antes de ser revogada, em 2016, a seguinte lista de princípios:
Art. 3º São Princípios de Contabilidade: (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
1) da Entidade;
2) o da Continuidade;
3) o da Oportunidade
4) o do Registro Pelo Valor Original;
5) da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; (Revogado pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
6) o da Competência
7) o da Prudência.
A Estrutura conceitual básica (CPC 00) também trata de diversos princípios...
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/principios-de-contabilidade/
-
O Princípio da Entidade está disposto no Capítulo II, Seção I, art. 4º, da Resolução 750/93, e estabelece:
O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
Fica evidente que não deve haver junção entre os patrimônios da pessoa física e jurídica. Zelar pelo discernimento de capitais é de extrema importância para uma apuração mais eficiente da real situação econômica da entidade.
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/contabilidade/principio-da-entidade
-
Por que a letra C está errada? e alguém pode discorrer um pouco sobre a letra E ? não entendi direito.
-
Palavras-chaves
b) Os princípios fundamentais de contabilidade são de observância obrigatória para o auditor e constituem condição de legitimidade das normas contábeis. O princípio da entidade, por exemplo, define como objeto da contabilidade o patrimônio e afirma a autonomia patrimonial de um patrimônio particular.
-
A letra C está errada por causa da palavra "primordial", afinal existe o erro também como distorção. Na letra E - o parecer do auditor não atesta a eficiência da entidade auditada, até porque o conteúdo do parecer pode confirmar a existência de distorções etc.