SóProvas


ID
4944328
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O documento intitulado “Manual de Vigilância Epidemiológica dos Eventos Adversos Pós-Vacinação”, do Ministério da Saúde (2008), afirma que anticorpos pré-formados podem gerar complexos com o toxoide tetânico da vacina dT depositado nos tecidos, induzindo, dessa forma, intensa resposta infl amatória, denominada reação de hipersensibilidade tipo:

Alternativas
Comentários
  • Que questão é essa!!!!!

  • Quais outros eventos adversos podem ocorrer após a vacinação com a dupla bacteriana?

    Reação de Arthus ou reação de hipersensibilidade do tipo III. É um evento local grave que se apresenta de forma mais intensa. Nesse caso, o edema pode estender-se do ombro até o cotovelo. Pode estar acompanhada de cefaléia (dor de cabeça) e de mal-estar geral. Contra-indica a aplicação de toxóide tetânico e diftérico por dez anos. Isto é, não deve ser administrada dose de reforço até 10 anos depois da aplicação dessa última dose.

    Neuropatia periférica (doença dos nervos periféricos). Sua ocorrência é muito rara. Está relacionada a repetidas doses de vacina antitetânica. Contra-indica doses seguintes desta vacina e da vacina antitetânica. Exige NOTIFICAÇÃO IMEDIATA.

    Síndrome de Guillain Barré. Caracteriza-se por dor nos membros inferiores e paralisia ascendente, quer dizer que começa nas extremidades (pés) e vai subindo, paralisando outros músculos. Contra-indica doses seguintes desta vacina e da vacina antitetânica. Exige NOTIFICAÇÃO IMEDIATA.

    Choque Anafilático. Caracteriza-se por hipotensão ou choque, associado à urticária, edema de face e laringoespasmo. Pode instalar-se nas primeiras duas horas após a aplicação da vacina em geral, nos primeiros 30 minutos). Contra-indica a administração de todos os componentes da vacina (DT/dT, TT). Caso o cliente sofra um acidente com risco de contrair o tétano, deve receber o método profilático passivo (imunoglobulina antitetânica). Exige NOTIFICAÇÃO IMEDIATA.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_eadv_nivel_medio2.pdf

  • reações de hipersensibilidade

    1. anafilaxia à substancia da vacina
    2. citotóxica/ destruição bainha de mielina
    3. complexo imune: vasculite e necrose tecidual
    4. hipersensibilidade tardia/ LT citotóxica